body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Power Rangers salvam Tarcísio de maré negativa contra a polícia de SP

Tarcísio surfa em caso de agentes fantasiados de Power Rangers que prenderam ladrão em bloco. Polícia Civil vive onda de casos de corrupção

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SSP
Policiais vestidos de Power Rangers prendem ladrão de celular
1 de 1 Policiais vestidos de Power Rangers prendem ladrão de celular - Foto: SSP

São Paulo – As prisões de ladrões em blocos por policiais fantasiados dão um respiro momentâneo ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em meio a uma onda de casos de corrupção da Polícia Civil.

O vídeo em que os policiais civis fantasiados de Power Rangers prendem, no sábado (1º/3), um suspeito com celulares furtados em um bloco na região do Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, viralizou rapidamente nas redes sociais e impactou positivamente a polícia de Tarcísio — que aproveitou para surfar na onda.

Apenas neste domingo (2/3) o governador já fez duas postagens sobre o caso, sempre em tom bem-humorado. Além da prisão, as investigações ajudaram a desbaratar uma quadrilha que veio de outro estado apenas para roubar foliões paulistas.

Em um dos posts do governador, com um vídeo dos policiais fantasiados em ação, Tarcísio escreveu: “A @policiacivil_sp de São Paulo? Outro nível! GO GO POWER RANGERS!” (veja abaixo).

A publicação ocorre em meio a uma onda de noticias negativas contra a polícia judiciária paulista. Como o Metrópoles mostrou, o órgão vem sofrendo uma devassa em investigação da Polícia Federal devido a casos de corrupção explorados em inquérito relacionado ao caso da morte do delator Primeiro Comando da Capital (PCC) Vinícius Gritzbach.

A mando do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, o inquérito foi instaurado um dia após a morte de Gritzbach no Aeroporto de Guarulhos, em novembro de 2024. A decisão de investigar o assassinato do delator do PCC em uma área de competência federal acabou se tornando uma grande devassa sobre esquemas de corrupção na Polícia Civil paulista, o que pressiona o governo Tarcísio um ano antes das eleições.

Fintechs ligadas ao PCC

Na terça-feira (25/2), o policial civil Cyllas Salerno Elia Júnior foi preso em uma operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da PF em um caso que mira a atuação das fintechs 2GO Bank e Invbank –o caso surgiu a partir da delação de Gritzbach.

Dias depois, o Metrópoles revelou que três delegados de 1ª Classe e um investigador da Polícia Civil eram investigados pela Corregedoria da instituição por terem ido até um seminário em Las Vegas, nos Estados Unidos, com os custos supostamente bancados por uma fintech suspeita de elo com o PCC. Esse é apenas mais um caso, em meio a outros como o de policiais que chegaram até a roubar relógios de luxo de Gritzbach.

A Polícia Civil está acuada e vê ações políticas para tentar fragilizar a instituição e até Tarcísio.

Pressão sobre Derrite

Mais pressionado que o governador, que surfa com boa popularidade no estado, está o secretário da Segurança Guilherme Derrite (PL). Indicação da família Bolsonaro, Derrite sempre teve sua gestão questionada por ser visto como inexperiente e radical demais para o cargo. Isso só aumentou após a explosão da violência envolvendo policiais militares no estado e a eclosão de diversos casos de corrupção, sobretudo na Polícia Civil.

Derrite tenta se equilibrar crise após crise visando chegar em boa situação em 2026, quando pode disputar uma vaga ao Senado e até governo estadual — na eventualidade de Tarcísio tentar a Presidência da República.

O chefe da pasta da Segurança também tem a gestão marcada pela explosão de voos de helicóptero, carona em jatinho de empresário e por ter inflado órgão chefiado por amigo com verba para obras e outros gastos (entre eles contratos com uma empresa suspeita).

Derrite aproveitou a prisão feita pelos Power Rangers da polícia para bombar a própria gestão. “Com um endereço que o preso no bloquinho informou, os “Power Rangers” da polícia encontraram mais 4 celulares e R$ 5 mil em um apartamento. Esses criminosos vieram de outro estado para roubar no Carnaval de SP, mas não se atualizaram. Há 2 anos as coisas mudaram muito por aqui”, disse.

Em janeiro, os roubos no estado caíram 9%. No entanto, no caso dos furtos, Derrite também não escapa do noticiário negativo, uma vez que eles aumentaram 3,27%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?