Pesquisa: anticorpos para outros coronavírus são ineficazes contra Covid-19
Estudo mostra que defesas adquiridas anteriormente como reação a outros vírus não previnem infecção provocada pelo Sars-CoV-2
atualizado
Compartilhar notícia

Nos primeiros meses da pandemia, cientistas levantaram a hipótese de que pessoas já infectadas por outros coronavírus (normalmente responsáveis por gripes leves) teriam anticorpos que funcionariam contra o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19.
Porém, uma pesquisa publicada nessa terça (9/2), na revista científica Cell, sugere que, apesar de alguns anticorpos serem capazes de se ligar ao novo coronavírus, eles não diminuem a chance de infecção ou a gravidade do quadro apresentado pelo paciente.
Scott Hensley, professor da Universidade da Pennsylvania e responsável pelo trabalho, explica que, apesar da ineficácia das proteínas de defesa ter sido confirmada pelo trabalho, ainda não se sabe se as células dos tipos B e T, que também são acionadas a partir do contato com patógenos, podem ser eficazes contra o vírus.
Foram analisadas amostras de sangue de cerca de 400 pessoas recolhidas em 2017. Mais de 20% delas carregavam anticorpos que, em teoria, também se encaixariam no coronavírus. Porém, em nenhum dos casos testados os anticorpos existentes foram capazes de neutralizar a infecção, tampouco foram relacionados a um desfecho melhor para as pessoas que vieram a pegar Covid-19.
Hensley e sua equipe afirmam que ainda é necessário pesquisas maiores para definir se os anticorpos decorrentes de outras infecções fariam alguma diferença na batalha contra o Sars-CoV-2. Estudos que envolvem outros tipos de resposta imune também são necessários.