Prefeitura ativa 10 tendas para aliviar calor em SP. Saiba onde
As tendas fazem parte da Operação Altas Temperaturas (OAT) da Prefeitura e estão espalhadas em todas as regiões da cidade
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — A partir desta quarta-feira (12/2), a Prefeitura de São Paulo reativa dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT), para que a população possa aliviar a sensação térmica diante das novas ondas de calor. As tendas funcionam das 10h até as 16h em todas as regiões da cidade.
Além de local para descanso, a população tem so à água gratuita e, caso queira, chás, sucos gelados e frutas. As tendas também contam com espaço para atendimento e orientação sobre os cuidados necessários em dias de calor intenso.
Confira o endereço das 10 tendas
- Centro: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
- Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
- Norte: Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
- Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n); Itaquera (Av. Musgo com Flor x Avenida Imperador); e Mooca (Praça Cid José da Silva Camla)
- Oeste: Lapa (Rua do Curtume s/n – esquina com Gauiacurus)
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social afirma que a Operação Altas Temperaturas é ativada sempre que os termômetros ou a sensação térmica superam os 32ºC. “Orientadores socioeducativos presentes nas tendas também prestam trabalho de busca ativa, realizado cotidianamente nas ruas da cidade, ofertando acolhimento em equipamentos de rede socioassistencial”, diz a secretaria.
Sensação de 50ºC
A onda de calor que atinge São Paulo e outras regiões do Brasil nesta semana pode trazer à capital paulista a sensação térmica de mais de 50ºC nesta quarta-feira (12/2) e quinta-feira (13/2). Isso se dá devido à elevação das temperaturas máximas e da umidade relativa do ar.
Uma tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) calcula a sensação térmica com base nesses dois dados. A previsão é de que as máximas se mantenham entre 34°C e 35°C, com umidade relativa em 85%.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da capital informou que não há expectativa de chuva para esta quarta-feira. A maior média da temperatura máxima do ano permanece a registrada no útimo dia 22/01 com 33,6°C na cidade. Há chances de um novo recorde ser batido nesta semana.
A temperatura vai se manter elevada nos próximos dias devido à massa de ar quente. Pancadas de chuva de verão podem acontecer durante as tardes, elevando o potencial para alagamentos.