Sensação térmica pode ultraar 50ºC em São Paulo nesta semana
Termômetros devem atingir temperaturas máximas de 34ºC em São Paulo. A sensação térmica fica elevada devido à umidade relativa do ar
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — A onda de calor que atinge São Paulo e outras regiões do Brasil nesta semana pode trazer à capital paulista a sensação térmica de mais de 50ºC nesta quarta-feira (12/2) e quinta-feira (13/2). Isso se dá devido à elevação das temperaturas máximas e da umidade relativa do ar.
Uma tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) calcula a sensação térmica com base nesses dois dados (veja abaixo). A previsão é de que as máximas se mantenham entre 34°C e 35°C, com umidade relativa em 85%.
A Climatempo, no entanto, alerta que, embora não seja impossível a sensação térmica de 50º, a combinação temperatura e umidade do ar não é a que se observa normalmente na prática. “Na atmosfera real, quanto mais quente está o ar, menor é o nível de umidade, porque o aquecimento do ar causa naturalmente a evaporação da umidade, isto é, perda de umidade naquela porção de ar”.

Previsão do tempo
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da capital informou que não há expectativa de chuva para esta quarta-feira. A maior média da temperatura máxima do ano permanece a registrada no útimo dia 22/01 com 33,6°C na cidade. Há chances de um novo recorde ser batido nesta semana.
A temperatura vai se manter elevada nos próximos dias devido à massa de ar quente. Pancadas de chuva de verão podem acontecer durante as tardes, elevando o potencial para alagamentos.
Na quinta-feira (13/2), entre o meio e o fim da tarde, a combinação de calor com a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
A sexta-feira (14/2) será marcada por sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite. Há potencial para chuva forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. As precipitações tendem a ser mais generalizadas, o que eleva o risco de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos.