body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Israel sobe o tom e lança ofensiva contra Gaza, Síria e Líbano

Além da ofensiva na Faixa de Gaza, militares de Israel também atacaram o Hezbollah no Líbano e partes do território da Síria

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Forças de Defesa de Israel (FDI)
Imagem colorida mostra soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) - Metrópoles - Foto: Divulgação/Forças de Defesa de Israel (FDI)

Em meio ao ime no cessar-fogo com o Hamas, Israel lançou novos ataques contra alvos não só na Faixa de Gaza, como também no Líbano e Síria. No mais recente deles, realizado nesta quarta-feira (25/3), contra o país agora comandado pelos rebeldes do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), ao menos seis pessoas morreram.


Caos no Oriente Médio

  • Desde o início de março, o cessar-fogo entre Israel e Hamas está travado. Os dois lados não concordam com os termos para que a segunda fase do plano seja implementada. 
  • O avanço da trégua começou a ser discutido ainda no final de fevereiro.
  • Israel pediu que a primeira fase do acordo de paz fosse estendida, e que o restante dos reféns que estão sob o domínio do Hamas fossem libertados. 
  • O grupo palestino, contudo, diz que o governo de Benjamin Netanyahu busca manobras não previstas nos termos iniciais do plano de paz. 
  • Na segunda fase estava prevista a retirada de tropas israelenses do enclave palestino. O que, na prática, significaria o fim de operações israelenses em Gaza. 
  • Enquanto o acordo segue travado, Israel lançou novos ataques contra a Faixa de Gaza, Líbano e pontos da Síria. 
  • Membros do Hamas foram mortos em Gaza, assim como integrantes do Hezbollah no Líbano.
  • No enclave palestino, o Ministério da Saúde local calcula ao menos 673 mortos desde que Israel rompeu o cessar-fogo. A maioria deles civis. 

Na Síria, bombardeios foram realizadas contra bases militares localizadas no sul do país. A recente ofensiva se soma a outras operações contra o território sírio desde dezembro de 2024, quando rebeldes derrubaram o regime de Bashar al-Assad.

Também aconteceram batalhas em terra, entre tropas israelenses e sírios. Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram ter identificado terroristas inimigos.

Em nota, a chancelaria da Síria classificou a operação como mais uma das séries de “violações” de Israel contra o território do país. De acordo com o Ministério da Saúde sírio, ao menos seis civis morreram em decorrência de “ataques aéreos visando bairros residenciais e fazendas”.

Já no Líbano, as FDI afiram ter assassinado um comandante militar do Hezbollah, durante um ataque no sul do território libanês em meio a escalada com o grupo, que também tem atacado Israel após o rompimento do cessar-fogo. 

O membros do grupo libanês foi identificado como Hassan Kamal Halawi. De acordo com militares israelenses, ele atuava como comandante de uma unidade anti-tanque próximo a fronteira entre Líbano e Israel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?