body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Israel lança ataques no Líbano após interceptar foguetes

Ofensiva israelense no Líbano foi a primeira desde início do cessar-fogo. Hezbollah nega envolvimento em disparo de projéteis contra Israel

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida do bombardeio de Israel ao Líbano
1 de 1 imagem colorida do bombardeio de Israel ao Líbano - Foto: Reprodução

Pelo menos duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas neste sábado (22/03) em uma série de ataques israelenses no Líbano em resposta aos disparos de foguetes do sul do país árabe contra Israel, informou a Defesa Civil libanesa.

“Dois mártires (mortos) e dez feridos em um ataque israelense na cidade de Tulin, no sul do Líbano”, disse a agência, acrescentando que um dos mortos era sírio e o outro libanês.

Israel lançou cerca de 15 ataques contra vilarejos no sul do Líbano depois de interceptar três lançamentos de foguetes da área para o norte de Israel, os primeiros desde o cessar-fogo de 27 de novembro.

De acordo com a agência de notícias nacional libanesa, NNA, o Exército israelense realizou uma “série de ataques em áreas libanesas”, incluindo o “ataque a uma casa no vilarejo de Tulin, que resultou em vários feridos” e duas mortes.

A NNA também relatou bombardeios israelenses em povoados como Al Jabur, Mlita, Kfar Kila e Sajd, bem como em cidades como Tyre, Harfa e Al Jbeen, entre outras.

O Hezbollah negou “qualquer envolvimento” nos disparos de foguetes contra o norte de Israel no sábado. Em comunicado, o grupo “negou qualquer envolvimento no lançamento de foguetes do sul do Líbano para os territórios palestinos ocupados”, referindo-se a Israel, e disse que “as alegações do inimigo israelense são parte dos pretextos para continuar seus ataques ao Líbano, que não cessaram desde que o cessar-fogo foi anunciado”.

Força de paz da ONU se diz alarmada

A força de paz da ONU no Líbano (Unifil) afirmou que “continua alarmada com a possível escalada da violência”.

Após vários meses de escalada em 2024, que incluíram pesados ataques aéreos israelenses em várias partes do Líbano e a entrada de tropas terrestres pela fronteira sul, o Hezbollah e Israel am um acordo de cessar-fogo que entrou em vigor em 27 de novembro por um período de 60 dias, mas o pacto expirou em 26 de janeiro.

A trégua foi posteriormente prorrogada até 18 de fevereiro, quando as tropas israelenses se retiraram de quase todos os territórios ocupados no sul do Líbano, embora o Exército de Israel mantenha presença em cinco colinas dentro do Líbano, em violação aos acordos, e continue a atacar pontualmente alvos ligados ao grupo xiita aliado do Irã.

Confira mais informações no DW Brasil, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?