Versace: saída de Donatella da direção aponta novo caminho para grife
A etiqueta anunciou a saída de Donatella Versace da direção criativa; seu sucessor é o italiano Dario Vitale
Compartilhar notícia

A Versace anunciou, nesta quinta-feira (13/3), a saída da designer Donatella Versace do cargo de diretora criativa da grife italiana. Ela, que assumiu o cargo após o assassinato do irmão e fundador da etiqueta, Gianni, em 1997, a a atuar como Embaixadora Chefe (Chief Brand Ambassador) da label.

Nos 28 anos à frente da direção criativa, Donatella assumiu o trabalho elegante e por vezes exótico e cheio de referências de Gianni Versace, mas não deixou de expor sua personalidade nas criações, tornando-se um dos nomes mais icônicos da moda mundial.
“Carregar o legado do meu irmão Gianni tem sido a maior honra da minha vida. Ele foi o verdadeiro gênio, mas espero ter um pouco de seu espírito e tenacidade”, disse em publicação nas redes sociais da marca.

A direção criativa da Versace a a ser ocupada por Dario Vitale, que deixou a Miu Miu em janeiro de 2025, e, desde então, vinha sendo especulado na casa fundada por Gianni Versace em 1978. Sobre a escolha de seu sucessor, Donatella afirmou apoiar a nova geração de designers. “Estou empolgada com a chegada de Dario Vitale e ansiosa para ver a Versace através de novos olhos”, continuou.

Prada pode comprar a Versace
Com a mudança na direção criativa, se fortalecem as especulações de que a Capri Holdings, proprietária da Versace desde 2018, está explorando “mudanças estratégicas”, incluindo uma possível venda da marca. O grupo Prada tem sido apontado como o possível comprador.
A motivação do conglomerado italiano seria por uma fatia maior do mercado estadunidense, onde a grife é amplamente difundida, ao contrário da Prada e da Miu Miu, que são focadas no público europeu. O novo diretor criativo, Dario Vitale, inclusive, vai para a Versace após bem-sucedida atuação na Miu Miu, o que pode ser visto, caso a negociação se concretize, como uma “transferência interna” entre as grifes da mesma holding.

Último desfile de Donatella
Em 28 de fevereiro, a Versace apresentou sua coleção de outono/inverno 2025 no Milão Fashion Week, em desfile que homenageou o último trabalho de Gianni Versace, em 1997. A dedicatória fez com que as especulações acerca da possível saída de Donatella se iniciassem, agora confirmada pela label.


O tributo nostálgico ao legado de Gianni foi visto por muitos como um “capítulo final simbólico” para a própria Donatella. A homenagem à obra de seu irmão, especificamente sua última coleção, foi, para a então diretora criativa, uma última reverência à história da marca antes de ar o bastão para seu sucessor. Confira o desfile de despedida!