Miuccia Prada se diferencia no mercado e entrega dualidade na Miu Miu
Diferencial na moda desde 1985, Miuccia Prada expressa sua personalidade pela grife Miu Miu; conheça mais e confira a coleção de outono 2025
atualizado
Compartilhar notícia

Nessa terça-feira (11/3), a grife Miu Miu, chefiada por Miuccia Prada, desfilou a coleção de outono 2025 no Paris Fashion Week. Posicionada entre as marcas mais quentes ao lado da irmã mais velha, a Prada, a grife mostrou, no novo acervo, mais do espírito jovial guardado na mente da lendária designer de moda que comanda a etiqueta.
Vem conferir!

Conheça Miuccia Prada
Nascida em 10 de maio de 1949, em Milão, na Itália, Maria Bianchi, mais conhecida como Miuccia Prada, é uma das personalidades mais influentes no mundo fashion. Formada em Ciência Política pela Universidade de Milão, a estilista teve suas raízes no ativismo feminista e sempre deixou claro que usa da moda para transar seus ideais.
Neta de Mario Prada, fundador da grife, Miuccia assumiu o negócio familiar em 1978, quando a etiqueta produzia apenas órios em couro. A virada de chave veio em 1985, ao lançar uma bolsa de nylon preto que foi sucesso absoluto e transformou a Prada em uma marca que desperta desejo.

Após anos entregando sucesso atrás de sucesso com a etiqueta familiar, a estilista decidiu iniciar um novo projeto. Com a proposta de apresentar uma versão mais jovem e ainda assim elegante, nasce então a grife Miu Miu, em 1992, que trabalha de forma personalizada sob a visão da designer.
Miuccia expandiu sua influência para o mundo das artes ao fundar, junto ao marido, Patrizio Bertelli, a Fundazione Prada, em 1993. A instituição cultural com duas instalações em Milão e uma em Veneza, na Itália, promove o mercado das artes visuais e realiza exposições com visitas por agendamento.


O caso de sucesso da Miu Miu
Segundo o próprio Grupo Prada, a “Miu Miu é o retrato mais desenfreado da criatividade de Miuccia Prada”. A marca busca expressar uma mulher livre e posicionada no mundo contemporâneo, incorporando os ideais feministas apoiados pela fundadora.
A estreia da etiqueta nas arelas foi realizada três anos após sua fundação, no New York Fashion Week de outono. O desfile foi marcado pela participação da modelo Kate Moss e por confirmar a identidade confusa, porém proposital, que reflete uma jovem mulher em busca de liberdade, mas ainda presa nos padrões da elegância.
Com excelência, a Miu Miu retrata essa dualidade de forma cativante até os dias atuais, chegando a influenciar o catálogo da Prada com esse espírito aventureiro. Ocupando o pódio das marcas mais relevantes da indústria desde 2024, a grife foi a única que conseguiu fugir da queda do mercado de luxo, dobrando seus lucros, enquanto parte do mercado perdia um quinto dos rendimentos.


Detalhes da coleção de outono 2025
Para a nova coleção, Miuccia Prada volta a reafirmar sua perspectiva ousada e, ao mesmo tempo, inocente. Os visuais desfilados no último dia do Paris Fashion Week trazem a sensação de serem compostos por peças antigas que recebem um novo ar sob olhar de jovens mulheres.
Um composto de casacos sobretudo, calças sociais, meias longas e polainas com referências grunge, vestidos de seda — como se fossem camisolas — e loafers deram o tom incoerente e carismático. O destaque também vai para os bullet bras, sutiãs de bico típicos dos anos 1940 e 1950 que, após ressurgirem com a Madonna em 2024, foram acrescentados como um detalhe no styling dos looks.


Em 2025, Miuccia está prestes a protagonizar outro momento icônico para a moda, com o potencial de expandir ainda mais a sua visão peculiar. Com a possível aquisição da Versace, o grupo Prada pode se tornar o mais promissor da moda mundial e, com isso, tornar a carreira e história de Miuccia Prada um marco não só para o segmento fashion, como para toda a história.
Confira mais imagens do desfile de outono 2025 da Miu Miu: