body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Miley Cyrus: como a moda acompanhou a cantora ao longo da carreira

Uma “camaleoa” do pop, Miley Cyrus navegou em diferentes gêneros e estéticas desde a estreia em Hannah Montana, há quase duas décadas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Amy Sussman/Getty Images
Miley Cyrus - Metrópoles
1 de 1 Miley Cyrus - Metrópoles - Foto: Amy Sussman/Getty Images

Assim como David Bowie foi o “Camaleão do Rock”, Miley Cyrus pode ser considerada uma “camaleoa” entre os cantores pop da geração millennial. A artista de 32 anos, com um novo disco a caminho, ou por muitas fases ao longo da carreira, sempre na companhia da moda. Da série Hannah Montana ao hit mundial Flowers, ela transitou entre vários gêneros musicais e estilos fashion.

Enquanto faltam algumas semanas para a estreia do álbum Something Beautiful, a coluna relembra alguns dos visuais que traduzem as principais eras de Miley desde a estreia na Disney, há quase 20 anos. Vem conferir!

Hannah Montana e primeiros álbuns

A série do Disney Channel sobre uma jovem estrela que usava uma peruca loira para disfarçar a verdadeira identidade foi ao ar entre 2006 e 2011. Nesse período, entre os álbuns como Hannah Montana e os primeiros como Miley, o estilo da cantora fora das telas refletia a pegada teen das músicas, com aceno ao pop rock. Pense em itens com paetês, vestidos e blusas soltas, além de um toque girlie moderno.

Miley Cyrus - Metrópoles
Os primeiros anos da carreira de Miley são marcados por uma pegada mais teen e diversificada, quando se trata de visuais

O sucesso de Party in the U.S.A.

Parte do EP Time of our Lives, Party in the U.S.A. (2009) foi um dos primeiros grandes sucessos de Miley. Mas, já que o assunto é moda, aqui vai uma curiosidade: a música foi criada para promover uma coleção de roupas em parceria com Max Aria, para a Walmart.

As peças, inclusive, refletem o próprio estilo dela nessa fase: calças skinny, blusas estilo baby look, shorts curtos e saias, quase uma transição entre as estéticas Y2K e indie sleaze.

Miley Cyrus - Metrópoles
Em 2009, ano de lançamento de Party in the U.S.A., o estilo da cantora tinha uma pegada de quem vai ao Coachella

Can’t be Tamed: o começo da rebeldia

Miley já tinha algumas polêmicas no histórico quando, aos 17 anos, adotou uma postura mais rebelde para o disco Can’t Be Tamed (2010), lançado no mesmo ano da última temporada de Hannah Montana. Mesmo muito jovem, ela ou a vestir roupas com apelo mais sensual e adulto.

A moda dessa era foi como uma versão mais sombria de Britney Spears, com direito a collants, top croppeds, meias arrastão e botas. Os figurinos das performances, em certas ocasiões, carregavam algumas pitadas do estilo surrealista provocativo que marcou os primeiros anos de carreira de Lady Gaga, com penas e algumas alegorias entre os detalhes.

Miley Cyrus - Metrópoles
Roupas cada vez mais curtas, órios robustos e muito preto na primeira investida mais rebelde da artista, a era Can’t be Tamed

Ousadia intensa em Bangerz

Enterrando de vez a inocência do programa que estrelou na Disney, Miley “causou” todas em 2013, durante a fase que levou ao disco Bangerz. Nas músicas, fez uma mistura de gêneros com pé no hip hop. Nos visuais, vestiu hot pants com corte asa-delta, plumas, botas de caubói e tudo que podia representar visualmente a ousadia intensa – e propositalmente caótica – desse período, um dos favoritos dos fãs.

Miley Cyrus - Metrópoles
O topete platinado com as laterais “carecas” foi a visual que marcou a transição definitiva de Miley do público infanto-juvenil para o adulto

Dead Petz e a psicodelia

A cantora abriu sua era mais psicodélica e experimental até então no VMA 2015, a bordo de vários figurinos lúdicos. Ao fim do evento, lançou de surpresa (e gratuitamente) o disco Miley Cyrus & Her Dead Petz, com canções melancólicas, sexuais, algumas engraçadas e até filosóficas, e temas divididos entre a saudade de pets mortos e relacionamentos.

Na moda, o auge de toda essa experimentação foi a curta turnê Milky Milky Milk, com figurinos repletos de elementos tridimensionais em formato de lua, sol, muitas cores e até peças com réplicas de órgãos genitais acopladas!

Miley Cyrus - Metrópoles
A artista foi a apresentadora do VMA de 2015. Ao final da premiação, após performar uma canção inédita com várias drag queens, anunciou seu álbum musicalmente mais ousado até então: Miley Cyrus & Her Dead Petz

A leveza polida de Younger Now

Se a nudez marcou presença nas fases anteriores, a ousadia da era Younger Now (2017) foi justamente o estilo recatado e definitivamente “mais vestido” de Miley. O álbum eia entre canções apaixonadas e reflexivas. Para representar essa leveza, ela apostou em peças casuais e despretensiosas, com muitas cores claras e jeans. Em outros momentos, uma pegada country-retrô, com roupas coloridas e românticas, levemente western, além de franjas e outros detalhes desse universo.

Miley Cyrus - Metrópoles
A pegada “recatada” e com toques country foi a forma de Miley ousar contra as expectativas do público em 2017, após anos deixando muita pele à mostra

Plastic Hearts e a atmosfera glam rock

Depois da participação de sucesso na música Nothing Breaks Like a Heart, de Mark Ronson, e o disco cancelado She is Miley Cyrus, a cantora voltou cheia de confiança e pose glam rock com Plastic Hearts (2020). Inclusive, no ensaio fotográfico para o álbum, fotografada pelo lendário Mick Rock, conhecido por fotografar bandas lendárias do rock.

Mullets com fios loiros, muito couro, camisas de bandas e maquiagem com toque vamp marcaram essa fase, sem deixar de lado a sensualidade, como nos looks para presença em eventos, pautados pelas transparências e a cor preta. Quase um encontro entre o loud luxury e as guitarras!

Miley Cyrus - Metrópoles
Couro, luvas, metais, maquiagem pesada e o corte de cabelo com mullets que marcou a fase roqueira em Plastic Hearts

As “férias de verão sem fim” com Flowers

Para surpresa dos fãs e da própria Miley, a cantora abriu 2023 com o que se tornou seu maior sucesso e também a música internacional mais ouvida no Spotify naquele ano: Flowers. A faixa foi o primeiro single do disco Endless Summer Vacation, que marcou um período mais reservado da cantora, com poucas aparições públicas.

Traduzindo a vibe solar do álbum em looks, a cantora usou vestidos leves e veranis, com pele à mostra. Em muitos casos, acompanhados de óculos de sol, como nos visuais da edição especial das Backyard Sessions – série de covers e versões ao vivo de canções – voltada para o álbum.

Miley Cyrus - Metrópoles
Miley em das poucas aparições públicas durante a era mais reservada de 2023

Something Beautiful: o que vem por aí

O próximo projeto de Miley é um álbum que chega em 30 de maio e acompanhará um filme, previsto para junho. A cantora descreveu Something Beautiful como uma “ópera pop” inspirada em The Wall, do Pink Floyd, mas com um “guarda-roupa melhor”, nas palavras dela. A moda aqui realmente cumprirá um papel de destaque, com peças de grandes maisons como Mugler, Jean Paul Gaultier, Alaïa e Alexander McQueen. Algumas delas, direto do arquivo das marcas!

Veja alguns dos looks mais recentes de Miley Cyrus na galeria abaixo:

7 imagens
Oscar 2025
<i>Afterparty</i> do Oscar 2025
Grammy 2025
SNL50: The Homecoming Concert
SNL50: The Anniversary Special
1 de 7

Nas aparições públicas do começo de 2025, antes do anúncio de Something Beautiful, Miley apostou forte nos vestidos pretos

Lexie Moreland/WWD via Getty Images
2 de 7

Oscar 2025

Lexie Moreland/WWD via Getty Images
3 de 7

Afterparty do Oscar 2025

Chad Salvador/WWD via Getty Images
4 de 7

Grammy 2025

Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic via Getty Images
5 de 7

SNL50: The Homecoming Concert

TheStewartofNY/WireImage via Getty Images
6 de 7

SNL50: The Anniversary Special

TheStewartofNY/WireImage via Getty Images
7 de 7

Globo de Ouro 2025

Jeff Kravitz/FilmMagic via Getty Images

Quando o projeto for lançado, a coluna volta para dissecar os detalhes fashion dos figurinos. Até lá, fique com o lançamento mais recente da cantora, o “primeiro ato” no novo álbum:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?