body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Oposição orienta deputadas a usarem batons em protesto contra o STF

Ação é referência ao caso de uma mulher julgada no STF por pichar na estátua da Justiça a frase “perdeu, mané”, além de outros crimes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra ccj da camara dos deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra ccj da camara dos deputados - Metrópoles - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A oposição ao governo Lula na Câmara orientou as deputadas a usarem batons como maneira de protesto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A mensagem, obtida pelo Metrópoles, foi encaminhada pela líder da oposição na Casa, Carol de Toni (PL-SC, foto em destaque), após o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Corte, nesta terça-feira (25/3).

A mensagem orienta os deputados de oposição sobre os discursos que serão trabalhados pelo grupo: “Caso Bolsonaro: serão dois dias de julgamento, uma perseguição política clara contra o ex-presidente. Caso Débora: é inaceitável que, em uma semana dedicada a temas da mulher, dois ministros tenham votado para condenar Débora a 14 anos de prisão, um sinal do autoritarismo judicial que enfrentamos”, diz o texto.

4 imagens
PGR denuncia mulher que pichou "perdeu mané" em estátua do STF no 8/1
Saiba quem é a mulher citada por homem-bomba, presa pelo 8/1
1 de 4

Deputada Carol de Toni é membro da Comissão Mista de Inteligência

Mário Agra/Câmara dos Deputados
2 de 4

PGR denuncia mulher que pichou "perdeu mané" em estátua do STF no 8/1

Viníciud Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Saiba quem é a mulher citada por homem-bomba, presa pelo 8/1

Reprodução
4 de 4

Reprodução/Facebook

A deputada faz referência ao caso de uma mulher que está sendo julgada no STF por pichar na estátua da Justiça a frase “perdeu, mané”, no contexto do 8 de Janeiro, além de quatro outros crimes.

A eventual condenação da bolsonarista, que pode pegar 14 anos de prisão por todos os crimes, vem sendo utilizada por aliados do ex-presidente para denunciar uma suposta perseguição da Corte.

Dessa forma, a mensagem da oposição às deputadas sugere: “Parlamentares que forem falar sobre o caso Débora poderão segurar um batom como símbolo”. Caroline de Toni também pediu às colegas que exijam “que a líder da bancada feminina se posicione” sobre o julgamento e a eventual condenação da bolsonarista. “Onde está a defesa das mulheres que tanto pregam?”, questionou.

A deputada também pediu uma “foto conjunta dos parlamentares segurando batons, como símbolo da mobilização da direita” e afirmou que encaminhará “ofícios à liderança da bancada feminina e ao Ministério das Mulheres cobrando providências”.

Julgamento de Bolsonaro

Nesta terça, a Primeira Turma do STF começou a julgar se aceita ou não denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados em ação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?