Xixi em pé ou sentada: expert revela o que é mais seguro para a mulher
Fazer xixi em pé ou sentada? A bióloga e influenciadora Mari Krüger responde o que é mais seguro para a saúde das mulheres
atualizado
Compartilhar notícia

Se você é uma mulher, com certeza já entrou em um banheiro e pensou: “Será que eu sento ou fico agachada para fazer xixi?”. O dilema feminino ocorre em uma das necessidades fisiológicas mais básicas do corpo, que é a de urinar. Desmistificando a ideia de que sentar em vasos sanitários públicos pode transmitir doenças, a bióloga e influencer Mari Krüger explica que pode, sim, sentar — e, inclusive, isso é o mais recomendado na maioria dos casos (salvo exceções como banheiros químicos).
Muitas mulheres aprenderam, ao longo do tempo, que a forma correta de fazer xixi em lugares públicos ou fora de casa era tentar, a qualquer custo, não encostar no sanitário. Entretanto, segundo a bióloga, essa ação é mais perigosa para a saúde feminina do que, de fato, sentar e usar o banheiro da forma comum.
“Essa posição de isometria cria um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, porque não esvaziamos a bexiga até o final. Como não relaxamos o assoalho pélvico, não conseguimos extrair toda a urina que tem dentro da bexiga. Quando não esvaziamos a bexiga até o fim, as bactérias ficam ‘muito felizes’ com aquele ambiente, se multiplicam, proliferam e podem até causar uma infecção urinária”, explica a profissional.
Há riscos de agachar para fazer xixi?
Para a expert, os riscos de sentar são menores do que ficar agachada ou se apoiando nas paredes do banheiro. “Ao sentar, além de relaxar o assoalho pélvico e conseguir esvaziar a bexiga até o final, não tem nada que possa acontecer de muito perigoso em relação à contaminação, pois, no vaso, geralmente não encostamos a mucosa da vagina, e sim a pele da coxa”, explica a influencer.
“Se formos pensar na coxa, que é a parte que encosta no vaso, nós fazemos o mesmo usando um short; encostamos a região em vários lugares, no ônibus, no metrô, no avião, na cadeira… Então, teoricamente, todos esses lugares estão sujos, mas a nossa barreira protetora da pele é eficiente em evitar que haja contaminação e que se contraia alguma doença”, destaca.
Se todo mundo sentar, não há riscos!
Mari acrescenta que “se todo mundo sentar, ninguém precisa não sentar”.
“Se estiver molhado, basta a um papelzinho, porém, eu acho que justamente o legal da espalhar essa informação é se todo mundo sentar, vai estar sempre limpo e todo mundo poder sentar.”
Cuidados
Por fim, Mari destaca que não é em todo lugar que a mulher pode sentar sossegada para fazer seu xixi. “Em festas, por exemplo, é bem comum encontrar com banheiro químico, que ‘são outros 500’. A questão aqui é: se a for usar um banheiro químico sem encostar (em isometria) uma ou duas vezes, isso não tem problema. A maior questão é fazer isso com frequência, ou toda vez que estiver fora de casa”, finaliza.