body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba se tomar uma taça de vinho por dia realmente faz bem à saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há uma quantidade segura de álcool, inclusive vinho, para o organismo humano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de uma taça de vinho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma taça de vinho - Metrópoles - Foto: Getty Images

Durante muito tempo, acreditou-se que o consumo moderado de álcool poderia trazer benefícios à saúde, especialmente para o coração. No entanto, pesquisas mais recentes apontam que essa ideia está ultraada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há uma quantidade segura de álcool para o organismo humano.

Mesmo em pequenas doses, o etanol — substância presente em bebidas alcoólicas — está associado a mais de 200 doenças, incluindo câncer, hipertensão e problemas hepáticos.

Além disso, o álcool é classificado como cancerígeno pela OMS, o que significa que seu consumo pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença, independentemente da quantidade ingerida.

Fotografia colorida mostrando pessoas brindando com taças de vinho-Metrópoles

O mito do vinho tinto

Uma das crenças mais disseminadas é a de que uma taça de vinho pode ser benéfica para a saúde cardiovascular. No entanto, a verdade é que os supostos benefícios estão ligados aos polifenóis presentes na uva, e não ao álcool. Isso significa que é possível obter essas substâncias por meio do consumo da fruta in natura ou de suco integral, sem os riscos associados ao etanol.

Uma escolha social, não biológica

Apesar dos impactos negativos bem documentados, o consumo de álcool ainda é amplamente aceito e incentivado socialmente.

Em muitas culturas, beber está ligado a celebrações, rituais e interações sociais, o que reforça o hábito mesmo entre aqueles que conhecem seus riscos. No entanto, do ponto de vista biológico, não há qualquer necessidade de ingestão de álcool para o funcionamento do organismo.

8 imagens
Praticar atividade física é essencial
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images
2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay
3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images
4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução
5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images
6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images
7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay
8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

 

Impactos no corpo

Mesmo para quem bebe esporadicamente, os efeitos do álcool vão além do risco de doenças crônicas. Seu consumo pode prejudicar o metabolismo, impactar a qualidade do sono e sobrecarregar o fígado. Além disso, o álcool pode afetar a absorção de nutrientes essenciais, comprometendo a saúde a longo prazo.

Diante das evidências científicas mais recentes, se antes se falava em “consumo moderado”, hoje já se sabe que a única quantidade realmente segura de álcool é zero.

Juliana Andrade(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?