Raiz ajuda a controlar o açúcar do sangue e a produzir colágeno; veja
O alimento ainda oferece inúmeros benefícios à saúde e ajuda a controlar o açúcar no sangue; especialista dá mais detalhes
atualizado
Compartilhar notícia

Se existe uma fórmula “mágica” de retardar os sinais envelhecimento e fortalecer a saúde é por meio de uma boa alimentação. Alguns alimentos, se consumidos regularmente, são capazes de melhorar o aspecto da pele, além de prevenir significativamente diversas condições de saúde.
Os antioxidantes conseguem desempenhar um importante papel na proteção das células da pele. Um alimento rico em antioxidantes é o gengibre. De acordo com o nutrólogo integrativo e especialista em emagrecimento Neto Borghi, o gengibre pode auxiliar indiretamente na produção de colágeno.
Um dos antioxidantes presentes na raiz é o gingerol, capaz combater os radicais livres que danificam as células da pele e afetam a produção de colágeno. “O efeito anti-inflamatório da raiz também favorece um ambiente mais saudável para a síntese de colágeno pelo organismo”, explica.
O consumo do gengibre ainda auxilia na digestão, reduz náuseas, alivia sintomas de gripes e resfriados e pode ajudar no controle do açúcar no sangue. A raiz também contribui para a redução de dores musculares e articulares devido às propriedades anti-inflamatórias presentes nele.
Uma das formas de incluir esse alimento na dieta é fazendo chás, sucos detox, smoothies e em forma de tempero para carnes, peixes e vegetais. A sugestão do especialista é ralar ou cortar o gengibre em lascas finas, o que facilitará o uso em receitas do dia a dia.
Outros alimentos que estimulam a produção de colágeno e mantém a saúde da pele são:
- Laranja, por ser rica em vitamina C;
- Cenoura, por ser uma fonte de vitamina A;
- Abacate, rica em vitamina E e gorduras “boas”;
- Ovos, que são fontes de aminoácidos essenciais;
- Castanha-do-pará, rica em selênio.