Tarcísio inaugura novo CGE em dia de “alerta severo” para chuvas em SP
Novo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil foi inaugurado pelo governador Tarcísio de Freitas nesta 5ª feira (13/2)
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — Durante uma tarde de “alerta severo” para chuvas no estado, nesta quinta-feira (13/2), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) inaugurou o novo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no Morumbi, zona sul da capital.
Uma hora e meia antes da cerimônia, que iniciou às 17h, a Defesa Civil disparou um novo “alerta severo” para chuvas fortes em diversos pontos da capital paulista. O comunicado foi enviado para os celulares de todos os habitantes da cidade, alertando para o risco de alagamentos e deslizamentos e orientando a população a se manter em locais seguros.
“Somente hoje, daqui [novo CGE], enviamos dez mensagens de alerta para vários municípios. Desses, dois foram para alertas extremos”, explicou o Coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil do Estado.
Há dois tipos de alerta: o severo e o extremo. O primeiro caso, que foi o que ocorreu na capital nesta quinta, indica necessidade de cuidado e proteção por parte da população. O último significa que há risco à vida e normalmente é encaminhado com orientações para evacuar o local e se dirigir a algum abrigo.
Enquanto o governador visitou o novo CGE, com painéis de monitoramento das chuvas em tempo real, o Corpo de Bombeiros registrou ao menos cinco enchentes nas vias da cidade. Tarcísio deixou o novo CGE sem falar com a imprensa.
O novo CGE
- No local também funcionará o Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (Cepram), que contará com a atuação de meteorologistas 24 horas por dia em todos os momentos, e não apenas em períodos de crise.
- Segundo a Defesa Civil, o novo espaço foi ampliado para acomodar mais especialistas, como geólogos e hidrólogos.
- “A gente tem aqui 981 mapeamentos de risco. Todo o estado de São Paulo está mapeado”, disse o Coronel Henguel.
- O governo divulgou ter investido R$ 47,1 milhões nas novas instalações.