body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PT apresenta substitutivo e votação para novo nome da GCM é adiada

Rubinho Nunes (União) também fez substitutivo. Câmara deve votar proposta que muda o nome da GCM para Polícia Metropolitana após o Carnaval

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Richard Lourenço / Rede Câmara
Vereadores durante votação na Câmara Municipal de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Vereadores durante votação na Câmara Municipal de São Paulo - Metrópoles - Foto: Richard Lourenço / Rede Câmara

São Paulo – A votação na Câmara Municipal de São Paulo para alterar o nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal foi adiada após a bancada do PT apresentar um texto substitutivo na sessão desta quarta-feira (26/2). O vereador Rubinho Nunes (União) também apresentou um substitutivo na sequência.

Isso porque todo substitutivo apresentado deve ar pelas comissões permanentes da Casa, que ainda não foram formalizadas nesta legislatura.

O objetivo da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB) era votar o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nesta quarta. O texto de autoria da vereadora Edir Sales (PSD) e subscrito por outros parlamentares foi protocolado em 2017 e já foi aprovado em primeira votação em 2019.

A vereadora Luna Zaratini, líder da bancada do PT, justificou que o substitutivo foi apresentado para que a Casa posso discutir outras questões envolvendo a Guarda Civil Municipal, além da alteração do nome. Entres os pontos levantados pela vereadora, estão a aposentadoria especial para os guardas civis e a criação de ouvidoria externa e independente para o controle social e apuração de eventuais abusos.

Uma nova sessão ordinária foi agendada para esta quinta-feira (27/2). Já a votação deve ficar para depois do Carnaval. Por ser um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, a matéria precisa ser aprovada por dois terços dos vereadores.

A mudança de nome do órgão é encampada por Ricardo Nunes, que tem usado a GCM como uma das principais plataformas do seu segundo mandato.

Na última terça-feira (25/2), Nunes inaugurou o “prisômetro”, um de LED de três metros de altura instalado na rua XV de Novembro, na região central, que faz a contagem em tempo real de prisões realizadas pela GCM por meio do programa Smart Sampa, sistema de mais de 20 mil câmeras inteligentes de leitura facial da prefeitura.

O prefeito e vereadores da base aliada têm exaltado publicamente os números do Smart Sampa, que desde o ano ado, quando foi implantado, prendeu mais de 700 foragidos e realizou quase duas mil prisões em flagrante.

Especialista prega diferenças com a PM

Para Alberto Kopittke, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o STF reconheceu algo que já vinha ocorrendo na “vida real”. “Você tem milhares de pessoas na rua fardadas, armadas e om viatura. É claro que isso é uma polícia. Então, que o Supremo acaba reconhecendo uma invenção brasileira, o fato de ter uma instituição fardada, armada e na rua e que não era polícia”, afirma.

O especialista, no entanto, critica o modelo de segurança cuja eficiência é medida pelo número de prisões. “A gente tinha que aproveitar isso para criar um outro tipo de polícia no Brasil. Se é só para repetir e fazer o que a PM já faz, vai mudar muito pouco”, diz.

Kopitkke argumenta que as novas polícias municipais poderiam ter um “nova concepção” e servir como um elo de integração entre as polícias Militar e Civil no âmbito dos municípios. “Uma visão mais abrangente de segurança. Usar esse poder de polícia não só para ser reativo e prender mais gente. Se for nesse modelo, realmente eu não acredito que mude muita coisa”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?