body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Algoz de Lula vai chefiar comissão de Finanças e Orçamento na Alesp

Agente da PF que participou de condução coercitiva do petista irá comandar um dos principais colegiados da Assembleia Legislativa de SP

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Fotografia colorida mostra Danilo Campetti e Tarcísio de Freitas - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra Danilo Campetti e Tarcísio de Freitas - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – O deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) está próximo de se tornar presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, uma das mais concorridas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A articulação partiu do líder do governo na Casa, Gilmaci Santos (Republicanos), que já conversou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre o assunto.

As comissões serão definidas no fim de março, mas nos bastidores já está acertado que as presidências dos colegiados serão distribuídas aos mesmos partidos que chefiam as comissões atualmente. O acordo é baseado na proporcionalidade do tamanho das bancadas partidárias e os nomes determinados internamente pelos deputados da sigla.

A presidência da comissão de Constituição, Justiça e Redação, a mais cobiçada da Casa, será mantida com Thiago Auricchio (PL), aliado de primeira hora do presidente da Alesp, André do Prado (PL). Com a maior bancada, o partido também tem o colegiado de Defesa dos Direitos das Mulheres, Transporte e Comunicações e Segurança Pública e Assuntos Penitenciários.

O PT, com a segunda maior bancada, tem as comissões de Direitos Humanos, Educação, Relações Internacionais e Infraestrutura. Algumas trocas de nomes já estão previstas entre os petistas. Eduardo Suplicy, que preside o colegiado de Direitos Humanos, dará lugar à deputada Márcia Lia, e Simão Pedro assumirá o comando da comissão de Educação e Cultura, hoje ocupada pela Professora Bebel. Ela disputa com Thainara Faria a liderança da minoria.

Homem de confiança de Tarcísio

Agente da Polícia Federal (PF), Campetti participou da condução do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2016, e o acompanhou na ida ao velório do neto do petista Arthur, durante o período que estava preso em Curitiba. Em 2022, o agente da Polícia Federal foi candidato a deputado estadual e estava com Freitas em um tiroteio em Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, durante a campanha ao governo de São Paulo. Desde então, Campetti se tornou um homem de confiança de Tarcísio.

Nas eleições, Campetti teve 52.393 votos e ficou como deputado estadual suplente. O governador de São Paulo fez mais de um movimento para tentar emplacar uma cadeira na Alesp. Inicialmente, Tarcísio ofereceu a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento ao deputado Tomé Abduch (Republicanos), que recusou a proposta, pois pretendia, em 2024, ser candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Ricardo Nunes. Em junho do ano ado, o agente da PF chegou à Alesp após o deputado Rui Alves (Republicanos) se tornar secretário de Turismo da cidade de São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?