Veja íntegra do juramento feito pelos cardeais no início do conclave
Todos os 133 cardeais que participarão do conclave fazem o juramento em latim, logo após as portas da Capela Sistina serão fechadas
atualizado
Compartilhar notícia

Os 133 cardeais que escolherão o próximo papa estão na Capela Sistina fazendo o juramento final no início do conclave. Após os votos, as portas da Capela Sistina serão fechadas para o início da votação em um rito com nome de Extra Omnes, que, em tradução livre, significa “todos fora”.
Veja vídeo do juramento:
O juramento feito pelos cardeais, em tradução livre do latim, diz:
“Eu, (primeiro nome do cardeal), cardeal (sobrenome), prometo, me obrigo e juro. Que Deus me ajude, e também estes Santos Evangelhos, que toco com a minha mão”.
Em latim, o texto é “Et ego, N. (primeiro nome do cardeal), Cardinális N.(sobreome), spóndeo, vóveo ac iuro. Sic me Deus ádiuvet et hæc Sancta Dei Evangélia, quæ manu mea tango”.
Após o juramento, os cardeais terão um primeiro momento de oração, seguido pela abertura do conclave feita pelo presidente, o cardeal Pietro Parolin. Ele é um dos mais cotados para assumir o papado. Depois, a votação começa.
Para ser eleito o próximo papa, o cardeal precisa obter 2/3 dos votos. Como esse conclave é composto por 133 líderes, o próximo pontífice precisa receber 89 votos.