body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump está em guerra com facção venezuelana. Conheça a Tren de Aragua

As autoridades dos Estados Unidos têm prendido pessoas às quais acusa de pertencerem ao grupo criminoso e as enviado para El Salvador

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Salvadoran Government via Getty Images
Imagem colorida de supostos membros da facção Tren de Aragua presos
1 de 1 Imagem colorida de supostos membros da facção Tren de Aragua presos - Foto: Salvadoran Government via Getty Images

Um facção criminosa da Venezuela e que inclusive atua no Brasil se tornou um dos principais alvos de ataques e ações do republicano Donald Trump, presidente dos EUA. A Tren de Aragua foi criada em 2014. Estudos acadêmicos e investigações de jornalistas apontam que ela foi fundada por Hector “El Niño” Guerrero e outros dois homens que estavam detidos na prisão de Tocorón, no estado venezuelano de Aragua.

Em 2017, a organização criminosa começou a ser conhecida como “megabanda”, uma designação utilizada pela impressa venezuelana para se referir a grandes organizações de grupos criminosos. Desde o início, a facção realizava extorções e também vendia drogas, mas como uma atividade menos importante.

4 imagens
Guarda observa supostos membros de facção
Condução de suposto integrante da Tren de Aragua
Presos apontados pelos EUA por pertencer à Tren de Aragua
1 de 4

Preso apontados pelos EUA por pertencer à Tren de Aragua é conduzido por guardas

Salvadoran Government via Getty Images
2 de 4

Guarda observa supostos membros de facção

Salvadoran Government via Getty Images
3 de 4

Condução de suposto integrante da Tren de Aragua

Salvadoran Government via Getty Images
4 de 4

Presos apontados pelos EUA por pertencer à Tren de Aragua

Salvadoran Government via Getty Images

De 2014 a 2018, a Venezuela ou por uma migração em massa, na qual cerca de 3 milhões de pessoas deixaram o país. A Tren de Aragua se aproveitou desse contexto para incluir no portfólio o tráfico humano e sexual de mulheres venezuelanas, especialmente para Chile, Colômbia e Peru.

Ainda não há apurações seguras sobre para quais países a Tren de Aragua expandiu a atuação, no entanto, é sabido que ela tem negócios em países da América Latina. Os EUA consideram que atualmente a facção tem entre as atividades mineração ilegal, sequestro, tráfico de pessoas, extorsão e tráfico.

“À medida que o Tren de Aragua se expandia, ele se infiltrava oportunisticamente em economias criminosas locais na América do Sul, estabelecia operações financeiras transnacionais, lavava fundos por meio de criptomoedas e formava laços com o Primeiro Comando da Capital (PCC), sancionado pelos EUA, um notório grupo do crime organizado no Brasil”, consideraram os Estados Unidos em julho de 2024, quando sancionaram a Tren de Aragua.

A sanção aplicada pelo país à facção em 2024 implicava que todas as propriedades da Tren de Aragua estavam bloqueadas, dentre outras medidas.

Trump x Judiciário dos EUA

Trump invocou no último dia 15 a Lei de Inimigos Estrangeiros, criada no século 18 para impor a deportação de imigrantes. A medida teve como foco a deportação de membros da Tren de Aragua. O republicano argumentou que a facção está “perpetrando, tentando e ameaçando uma invasão ou incursão predatória” contra os EUA.

O presidente dos EUA mandou enviar migrantes presos por supostamente pertencer à facção venezuelana para uma prisão em El Salvador, país que recebe dinheiro para manter prisioneiros enviados pelos EUA.

Conforme determinado por Trump, todos os venezuelanos em condição ilegal nos EUA maiores de 14 anos que tenham ligações com a organização criminosa estarão sujeitos à captura e deportação.

A lei na qual Trump apoia a determinação foi promulgada em 1798 e concede ao presidente dos EUA poderes especiais para retirar imigrantes não documentados do país. A lei surgiu, originalmente, para ser usada em cenários de guerra. Ela só foi invocada três vezes na história norte-americana, todas elas durante conflitos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?