body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Inquéritos de Moraes ligam método de Bolsonaro ao de Donald Trump

Relatórios da PF afirmam que os inquéritos das fake news e milícias digitais mostram mesmo modelo de atuação de trumpistas e bolsonaristas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolsonaro e Donald Trump
1 de 1 Bolsonaro e Donald Trump - Foto: Reprodução

A Polícia Federal, ainda em 2021, afirmou em documentos encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal que o método utilizado por Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores eram iguais aos utilizados por Donald Trump nos Estados Unidos.

Nos documentos enviados ao STF e ao TSE, a PF afirma que inquéritos das Fake News e das Milícias Digitais, este último que deu origem a denúncia sobre a trama golpista, mostram que a rede de apoiadores de Jair Bolsonaro que atacava as urnas utilizava a estratégia empregada nas eleições de 2016 nos EUA, vencida por Trump, e creditada a Steve Bannon, ex-estrategista do atual presidente americano.

“É um modelo cujo uso no processo eleitoral é creditado ao norte-americano Steve Bannon”, disse a PF no documento.

À época dos relatórios, Trump estava na mira das autoridades americanas por causa da invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro daquele ano, e Jair Bolsonaro (PL) iniciava sua escalada de ataques ao sistema eleitoral brasileiro que segundo os investigadores, desaguou nos ataques do 8 de janeiro e na trama golpista denunciada pela Procuradoria-Geral da República.

Um dos documento é de 19 de agosto de 2021, após Bolsonaro realizar duas lives para divulgar notícias falsas sobre as urnas. A Polícia Federal encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes um pedido para ouvir dois trumpistas que vieram ao Brasil.

Jason Miller, ex-assessor de Donald Trump e fundador da rede social de direita Gettr, e o empresário Gerald Brant, amigo de Bolsonaro e um de seus elos com a direita americana, viriam ao Brasil para a conferência conservadora ac. Realizada em Brasília e tendo como um dos organizadores o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Dias antes, a mesma delegada da PF, Denisse Ribeiro, havia encaminhado outro pedido ao TSE, no qual pedia a desmonetização dos canais e páginas de aliados de Bolsonaro.

Donald Trump entrega ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, uma camisa de futebol da seleção norte-americana durante reunião no Salão Oval

Segundo a PF nesses documentos, naquele momento, os inquéritos das Fake News e das Milícias Digitais relatados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal apontavam para uma “rede de pessoas, com tarefas distribuídas por aderência entre idealizadores, produtores, difusores e financiadores voltada à disseminação de notícias falsas ou propositalmente apresentadas de forma parcial com o intuito de influenciar a população em relação a determinado tema, objetivando, ao fim, obter vantagens político-partidárias e/ou financeiras.”

No entendimento da PF, a rede que atuava no modelo copiado do ex-estrategista de Trump pretendia “entre outros objetivos, diminuir a fronteira entre o que é verdade e o que é mentira.”

Ainda segundo a delegada, o método utilizado pelos apoiadores de Bolsonaro também visava o lucro, por isso o pedido de desmonetização dos canais e páginas ao TSE.

“Essa atuação transforma rapidamente ideologia em mercadoria, levando os disseminadores a estimular a polarização e o acirramento do debate para manter o fluxo de dinheiro pelo número de visualizações”, disse a PF.

Alexandre de Moraes x Trump

O ministro Alexandre de Moraes entrou novamente em rota de colisão com Donaldo Trump ao tirar do ar a plataforma Rumble, após ela não cumprir decisões de seu gabiente.

A plataforma de vídeos e a Trump Media & Technology, que pertence ao presidente dos EUA, acionaram a Justiça dos Estados Unidos contra o ministro. As empresas querem autorização judicial para ignorar ordens de Moraes.

As empresas alegam que Moraes “tem perseguido uma ampla agenda de censura extraterritorial” ao suspender o Rumble no Brasil e para usuários norte-americanos, bem como divulgar informações “confidenciais” sobre usuários.

Na peça, o Rumble e a Trump Media acusaram o ministro do STF de violar a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos e os “princípios de soberania e cortesia internacional”.

Reduto de grupos conservadores, a plataforma Rumble foi fundada em 2013 pelo empresário canadense Chris Pavlovski.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?