body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Regime Maduro responde a alerta ameaçador dos EUA sobre Guiana

Mais cedo, governo dos EUA disse que a Venezuela pode ter um “dia ruim” se atacar a Guiana ou instalação da empresa de petróleo Exxon Mobil

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

Horas após o governo dos Estados Unidos enviar alerta para a Venezuela contra possíveis ataques na Guiana e em instalações da Exxon Mobil, o regime de Nicolás Maduro disse não se intimidar ou ceder a chantagens. A declaração venezuelana foi divulgada nesta quinta-feira (27/3), por meio do chanceler Yván Gil Pinto.


Venezuela, Essequibo e Guiana

  • Desde 2023, Maduro tem alimentado tensão com o governo da Guiana. No país está localizada a região de Essequibo, que ocupa dois terços do território guianense e é reivindicada pelo regime chavista.
  • Em abril de 2024, Maduro assinou uma lei que anexa Essequibo, rica em recursos naturais, à Venezuela. Na prática, nada mudou até o momento.
  • Durante encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, o secretário de Estado dos EUA fez alerta contra possível ataque venezuelano ao país. A reunião dos dois aconteceu nesta quinta-feira (27/3).
  • Marco Rubio afirmou que a Venezuela pode viver um “dia ruim” se agir militarmente na Guiana, assim como contra instalações da gigante do petróleo Exxon Mobil. 
  • A nova onda de tensão entre Venezuela e Guiana surgiu no início do mês, após a guarda costeira venezuelana ser acusada de entrar nas águas guianesas e se aproximar de uma área da Exxon Mobil.

“A Venezuela não cede à intimidação, nem cede à chantagem daqueles que acreditam que com discursos incendiários podem distorcer a história ou tirar nossos direitos históricos”, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, em comunicado.

De acordo com o chanceler venezuelano, o país liderado por Maduro é um “amante da paz”, que não busca conflitos. Entretanto, está disposto a não permitir que “interesses estrangeiros tentem reescrever a realidade do nosso Essequibo”.

“Não permitiremos que isso se torne um campo de batalha para os interesses das corporações transnacionais da Exxon Mobil e do complexo militar-industrial do seu país”, disse um outro trecho da nota.

Além de responder a declaração do secretário de Estado dos EUA, o regime chavista voltou a atacar o presidente da Guiana, Irfaan Ali. O líder guianês foi chamado de “Zelensky do Caribe” e voltou a ser cobrado no sentido de negociar a questão relacionada a Essequibo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?