body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Papa Francisco deixou mensagem sobre o amor para jovens casais. Veja

Em texto inédito, para o prefácio de um livro ainda não publicado, papa Francisco comparou o amor ao tango, dança tradicional da Argentina

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes/Getty Images)
Papa Francisco - Metrópoles
1 de 1 Papa Francisco - Metrópoles - Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Antes de morrer, o papa Francisco deixou uma mensagem para os jovens casais, e pediu que eles nunca deixem de acreditar na “alegria do amor”. O conselho do ex-pontífice da Igreja Católica consta no prefácio de um livro ainda não lançado.

De acordo com trechos divulgados pelo Vaticano, Francisco compara o amor vivido no início de relacionamentos a um tango, dança tradicional do país que nasceu, a Argentina. Um “maravilhoso jogo livre entre homem e mulher”, nas palavras do papa. Um ato onde duas pessoas “se cortejam, vivem a proximidade e a distância, a sensualidade, a atenção, a disciplina e a dignidade”.

Apesar da visão, o papa Francisco assumiu que muitos casais atuais acabam fracassando após anos. “Não seria melhor, então, evitar a dor, tocar-se apenas como numa dança ageira, aproveitar um ao outro, brincar junto e depois se separar?”, questionou o ex-pontífice.

Ainda assim, Francisco pediu que os jovens não acreditem na visão do ageiro, pois todo ser humano possui o “desejo de ser acolhido sem reservas”. “Acreditem no amor, acreditem em Deus, e acreditem que podem enfrentar a aventura de um amor para a vida inteira”, escreveu o papa.

O texto faz parte do livro “Youcat. Amor para sempre”, que será lançado pela Fundação Youcat. A editora, voltada para jovens católicos, disponibiliza publicações em mais de 70 idiomas. A obra em alemão já está disponível para pré-venda.

3 imagens
O Cardeal Giovanni Battista Re celebra a missa durante funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro
Cardeais no funeral do papa Francisco
1 de 3

Fiéis acendem velas ao lado da imagem do Papa Francisco em frente à Catedral de Buenos Aires

Tomas Cuesta/Getty Images
2 de 3

O Cardeal Giovanni Battista Re celebra a missa durante funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro

Franco Origlia/Getty Images
3 de 3

Cardeais no funeral do papa Francisco

Mauro Ujetto/NurPhoto via Getty Images

Confira a íntegra da mensagem do papa:

“Queridos amigos,

Na minha pátria, a Argentina, há uma dança que amo muito, uma na qual participei com frequência quando era jovem: o tango.

O tango é um maravilhoso jogo livre entre homem e mulher, cheio de encanto e atração erótica. Os dançarinos se cortejam e experimentam a proximidade e a distância, a sensualidade, a atenção, a disciplina e a dignidade.

Alegram-se no amor e compreendem o que pode significar entregar-se completamente a alguém. Talvez por causa da lembrança distante dessa dança eu tenha chamado minha grande exortação apostólica sobre o matrimônio de Amoris Laetitia – a alegria do amor.

Sempre me comove ver jovens que se amam e têm a coragem de transformar esse amor em algo grandioso: “Quero te amar até que a morte nos separe.” Que promessa extraordinária!

É claro que não sou cego – e você também não. Quantos casamentos hoje fracassam depois de três, cinco, sete anos? Talvez seus pais também tenham iniciado o sacramento do matrimônio com essa mesma coragem, mas não conseguiram levar seu amor à plenitude.

Não seria melhor então evitar a dor, tocar o outro apenas como numa dança ageira, desfrutar um do outro, brincar juntos e depois partir?

Não acredite nisso! Acredite no amor, acredite em Deus e acredite que você é capaz de se lançar na aventura de um amor que dure a vida inteira.

O amor quer ser duradouro; “até segunda ordem” não é amor. Nós, seres humanos, temos o desejo de ser aceitos sem reservas, e quem não vive essa experiência muitas vezes carrega, sem saber, uma ferida pelo resto da vida. Ao contrário, aqueles que entram numa união não perdem nada – ganham tudo: ganham a vida em sua plenitude.

A Sagrada Escritura é muito clara: “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Gênesis 2,24). Uma só carne! Jesus leva isso à sua plenitude: “De modo que já não são dois, mas uma só carne” (Marcos 10,8). Um só corpo. Uma só morada. Uma só vida. Uma só família. Um só amor.

Com o objetivo de ajudá-los a construir uma base sólida para sua relação, fundamentada no amor fiel de Deus, eu fiz um apelo a toda a Igreja para que faça muito mais por vocês. Não podemos continuar como antes: muitos só veem o belo ritual – e depois, ados alguns anos, se separam.

A fé é destruída. Feridas se abrem. Frequentemente há filhos que ficam sem pai ou sem mãe. Para mim, isso é como dançar mal o tango. O tango é uma dança que se aprende. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de matrimônio e família.

Antes de receber o sacramento do matrimônio, é necessária uma preparação adequada. Um catecumenato, eu me atreveria a dizer, porque toda a vida transcorre no amor – e o amor não é algo que se deva tomar de forma leviana.
Talvez a palavra catecumenato não signifique nada para você. Na Igreja primitiva, quem quisesse tornar-se cristão precisava ar por aquilo que se chamava um catecumenato, um caminho de aprendizado e confirmação pessoal que frequentemente durava vários anos.

Sempre sonhei com uma formação semelhante para o sacramento do matrimônio: isso poderia salvar vocês da decepção, de casamentos inválidos ou instáveis.

Fiquei muito emocionado ao ver que o YOUCAT acolheu minha sugestão! Quando ouvi falar pela primeira vez desse projeto, há anos, e soube que jovens católicos de 30 países estavam participando, pedi à equipe que lesse Amoris Laetitia e a traduzisse para uma linguagem jovem.

Agora vejo que eles conseguiram! Este livro é um companheiro ideal no caminho rumo ao sacramento do matrimônio. Fala da alegria do amor de maneira atraente e positiva, mas sem ignorar os obstáculos no caminho para uma vida compartilhada com sucesso.

Considere este livro como leitura básica para qualquer tipo de preparação para o matrimônio que mereça o nome de catecumenato matrimonial. Participe, sem dúvida, dos cursos de preparação para o matrimônio! Quanto mais exigentes forem, melhor.

Leiam este livro juntos, como casal, ou com outros casais amigos. Como escrevi em Amoris Laetitia: “No amor jovem, a dança, o a o – uma dança em direção à esperança, com olhos cheios de assombro – não deve parar.

De coração”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?