body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Geopolítica do conclave: 12 países terão cardeais votantes pela 1ª vez

Cardeais de 71 países se reúnem para escolher o próximo papa no conclave. Veja quem vota, o perfil dos eleitores e a divisão por continente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Tama/Getty Images
Geopolítica do conclave 12 países terão cardeais votantes pela 1ª vez - Metrópoles
1 de 1 Geopolítica do conclave 12 países terão cardeais votantes pela 1ª vez - Metrópoles - Foto: Mario Tama/Getty Images

Doze países do mundo terão, pela primeira vez, cardeais votantes na escolha de um novo papa. A eleição, marcada para 7 de maio, reunirá 132 cardeais com até 80 anos de idade na Capela Sistina, no Vaticano. A nova configuração amplia a variedade de origens entre os eleitores do conclave.

Na lista de países que começam a fazer parte dessa escolha, estão nações de diferentes regiões do mundo, como Haiti, Cabo Verde, Mianmar, República Centro-Africana, Papua Nova Guiné, Malásia, Suécia, Luxemburgo, Ruanda, Timor-Leste, Tonga, Singapura, Paraguai, Sudão do Sul e Sérvia.

Ao todo, 132 cardeais participarão da eleição do 267º pontífice da Igreja, número reduzido dos 135 previstos inicialmente, já que três não estarão presentes. O grupo é formado por cardeais com até 80 anos.

4 imagens
Cardeais brasileiros
1 de 4

Cardeais no funeral do papa Francisco

Mauro Ujetto/NurPhoto via Getty Images
2 de 4

Cardeais brasileiros

Arquidiocese de Brasília /Reprodução Instagram
3 de 4

Franco Origlia/Getty Images
4 de 4

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

Geopolítica no conclave

A divisão geográfica dos eleitores dá uma ideia da força de cada região na escolha do novo papa. A Europa ainda é o continente com maior número de representantes, com 53 cardeais, seguida pelas Américas com 37 (16 da América do Norte, 4 da América Central e 17 da América do Sul), Ásia, com 23, África, com 18 e Oceania, com 4.

Apesar de manter uma maioria relativa, a influência europeia é cada vez mais equilibrada com o avanço da presença latino-americana, africana e asiática no Colégio Cardinalício.

 

Entre os votantes, 108 foram nomeados pelo papa Francisco, responsável por ampliar significativamente a representatividade de países fora do eixo tradicional Europa-América do Norte. Outros 22 foram nomeados por Bento XVI e cinco, veteranos de outros conclaves, receberam o título de cardeal durante o pontificado de João Paulo II.

A diversidade entre os eleitores também se expressa em aspectos como idade, origem e filiação religiosa. O cardeal mais jovem é Mikola Bychok, de 45 anos, ucraniano radicado na Austrália, enquanto o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79. O grupo mais numeroso é formado pelos nascidos em 1947, com 13 representantes.

Do ponto de vista espiritual e pastoral, 33 cardeais pertencem a ordens ou congregações religiosas. Os salesianos formam o maior grupo, com cinco membros. Também há representantes dos franciscanos, jesuítas, dominicanos, verbitas, redentoristas, agostinianos, carmelitas descalços, cistercienses, lazaristas, espiritanos, scalabrinianos e missionários.

O conclave

O conclave é a reunião restrita dos cardeais com até 80 anos que tem como missão escolher o novo papa, em caso de morte ou renúncia do pontífice. A reunião ocorre na Capela Sistina, em Roma, e segue normas rígidas de sigilo e isolamento.

Os cardeais que vão escolher o novo pontífice se reúnem no Vaticano no próximo dia 7 de maio, uma quarta-feira. A data marca o fim da Novendiales, período de nove dias de luto pela morte do papa Francisco.

A programação do dia começa às 10h da manhã, com a Missa Pro Eligendo Papa, celebrada na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Às 16h30, todos os cardeais eleitores se reúnem na Capela Paulina para uma oração, onde recitam a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida, caminham em procissão até a Capela Sistina.

Antes do início das votações, eles cantam o hino Veni Creator Spiritus e fazem um juramento solene: prometem manter segredo sobre tudo o que ocorrer no conclave e se comprometer com os deveres do pontificado, caso sejam escolhidos.

A partir desse momento, o o externo é proibido. Celulares são recolhidos, as janelas são trancadas e varreduras são feitas para impedir escutas. Todo o processo segue regras rigorosas, que visam garantir o sigilo e a liberdade de escolha.

Imagem colorida de arte conclave - Metrópoles

A expectativa é de que o novo papa seja conhecido já nos dias 8 ou 9 de maio, mas não há prazo definido. A votação exige maioria de dois terços. Sempre que não há consenso, as cédulas são queimadas e a fumaça preta indica que a escolha ainda não aconteceu.

Quando um nome é aprovado, a fumaça branca sobe pela chaminé da Capela Sistina e os sinos da Basílica de São Pedro tocam. É o anúncio oficial de que a Igreja tem um novo líder: Habemus Papam.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?