body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mercenário dos EUA diz que tem realizado ações para derrubar Maduro

Erik Prince, fundador da Blackwater e proeminente líder mercenário dos EUA, está por trás de uma campanha que tem como alvo o regime Maduro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruce Yan/South China Morning Post via Getty Images
Imagem colorida mostra Erik Prince, fundador da Blackwater - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Erik Prince, fundador da Blackwater - Metrópoles - Foto: Bruce Yan/South China Morning Post via Getty Images

O líder mercenário norte-americano Erik Prince, revelou que ações estão sendo tomadas para derrubar o regime de Nicolás Maduro na Venezuela. A nova ameaça do empresário contra o presidente chavista aconteceu no dia 17 de março, durante participação em um podcast de Donald Trump Jr., filho do atual presidente norte-americano.


Eleições aumentaram pressão

  • As últimas eleições na Venezuela, realizadas em julho de 2024, criaram um novo ponto de tensão no país. 
  • Dentro e fora da Venezuela, a vitória de Nicolás Maduro tem sido contestada. 
  • A principal reclamação é de que as autoridades da Venezuela, sob o guarda-chuva do chavismo, não apresentaram dados que comprovem a vitória de Maduro contra Edmundo González.
  • A vitória de Maduro não é reconhecida por grande parte da comunidade internacional. 
  • Depois que as críticas explodiram, Maduro aumentou a repressão contra opositores. Isso obrigou seu rival nas eleições do último ano, o ex-diplomata Edmundo González, a deixar a Venezuela e buscar asilo na Espanha.

“Posso assegurar aos meus amigos da Venezuela que ações estão sendo realizadas para expulsar o regime Maduro”, disse Prince durante conversa com Trump Jr.

Prince disse ter sido procurado por muitas pessoas da Venezuela após as eleições no país, em julho de 2024. Elas teriam pedido ajuda ao líder mercenário dos EUA, fundador da companhia de segurança privada Blackwater, para que ações fossem tomadas contra Maduro.

Por isso, o empresário norte-americano fez uma série de ameaças contra o regime chavista e criou a campanha Ya Casi Venezuela (Quase Lá Venezuela, em tradução livre). O objetivo fazer cumprir a “vontade do povo venezuelano”. A ação, contudo, tem se limitado a recolher doações por meio de uma vaquinha virtual.

Na conversa com, transmitida na rede social Rumble, Prince acusou Maduro de criar um “narcoestado” na Venezuela. Sem provas, o líder mercenário disse que o regime chavista possuí ao menos 34 instalações para a produção de metanfetamina espalhadas pelo país. O Metrópoles teve o ao conteúdo por meio de uma Rede Privada Virtual (VPN), já que a plataforma está suspensa no Brasil.

Além disso, Prince recordou a recompensa norte-americana de US$ 25 milhões por informações que levem a prisão de Maduro, e disse que outras pessoas em situações semelhantes não tiveram sucesso. O empresário do mundo da segurança privada usou o ex-chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, como exemplo, e pediu que o atual presidente da Venezuela deixe o país.

“Ou estão seis palmos abaixo da terra, ou estão no fundo do oceano, como Osama bin Laden. Então, isso não vai acabar bem”, declarou Prince. “Saia agora e deixe que o povo venezuelano respire a liberdade”.

Até o momento, o governo de Nicolás Maduro ainda não se pronunciou sobre a nova ameaça de Erik Prince.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?