body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

China acusa EUA de bullying e chama reunião da ONU após tarifaço

Governo chinês acusa os EUA, em carta, de praticar “bullying” e de “lançar uma sombra sobre os esforços globais pela paz e desenvolvimento”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidentes Xi Jinping - CHINA
1 de 1 Presidentes Xi Jinping - CHINA - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O governo da China enviou, nesta quarta-feira (16/4), uma carta a todos os estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), convocando-os para uma reunião do Conselho de Segurança da entidade. O objetivo da reunião é debater o tarifaço aplicado pelos Estados Unidos e sobre o que os chineses chamam de “bullying” do governo de Donald Trump.

A reunião deve ocorrer na próxima quarta-feira (23/4). Na carta encaminhada aos países, a China acusa os EUA de “lançar uma sombra sobre os esforços globais pela paz e desenvolvimento”, particularmente de países em desenvolvimento, com foco no “unilateralismo e práticas de bullying”.

“Todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, são vítimas de unilateralismo e práticas de bullying. Ao usar tarifas como arma de extrema pressão, os EUA violaram gravemente as regras do comércio internacional e provocaram choques e turbulências severos na economia mundial e no sistema de comércio multilateral, lançando uma sombra sobre os esforços globais pela paz e desenvolvimento”, diz o texto do documento chinês.

A “guerra tarifária” entre EUA e China tem se acirrado nos últimos dias. Nesta quarta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do governo chinês, Li Jian, disse que os EUA deveriam parar com o tarifaço e a “pressão máxima” adotada, com ameaças e chantagens, caso queiram dialogar e negociar com a China.

A reação surge um dia após a Casa Branca divulgar um comunicado oficial, no qual afirmou que o país de Xi Jinping enfrentará tarifas ainda maiores, de até 245%, por causa das “ações retaliatórias”.

Essa disputa tarifária, conforme projeção da agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, deve gerar uma desaceleração do crescimento da economia global, diante do cenário de tensão e incerteza comercial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?