body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula viaja a Honduras em meio a tarifas de Trump e disputa na ONU

Petista participa de encontro de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Lula - viagens - avião
1 de 1 Lula - viagens - avião - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Tegucigalpa, capital de Honduras, para participar da IX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que acontece nesta quarta-feira (9/4).

Durante o encontro, os líderes de países da América Latina devem discutir o impacto das tarifas de Donald Trump, chefe do Executivo dos Estados Unidos, e a indicação do novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).


Cúpula da Celac

  • Lula está em Honduras para participar da IX Cúpula da Celac, ao lado de líderes de 33 países da América Latina e Caribe.
  • Durante o encontro, serão discutidas iniciativas como o Plano SAN-CELAC 2030 (segurança alimentar) e o Fundo Facrid (desastres naturais).
  • Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defende união regional diante do refluxo do unilateralismo e protecionismo no cenário global.
  • Colômbia assume a presidência da Celac; Uruguai é candidato para 2026.

Na reunião, o chefe do Palácio do Planalto deve reforçar a necessidade de fortalecer a aliança regional, com amplo diálogo político. Já em Honduras, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enfatizou a importância do fortalecimento da união dos países latinos e caribenhos diante do “refluxo do unilateralismo e do protecionismo”.

“Diante das transformações por que a o sistema internacional, marcado, atualmente, por crescentes tensões geopolíticas e pelo refluxo do unilateralismo e do protecionismo, a Celac deve fortalecer-se, de modo a permitir que continuemos, de forma unida e firme, a atuar em temas que são caros para a região”, disse o chanceler brasileiro.

O presidente dos Estados Unidos anunciou novas taxas de importação de produtos estrangeiros para o país. Para o Brasil, a alíquota estabelecida foi de 10%, a menor taxa estabelecida por Trump.

Em nota, os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações lamentaram a decisão, mas destacaram que mantém diálogo em busca de “todas as possibilidades de ação”, inclusive recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC).

Indicação para ONU

A comunidade que reúne 33 países também irá tratar de uma indicação única para o cargo de secretário-geral da ONU. A expectativa do governo brasileiro é de que o nome escolhido seja de uma mulher.

“Pelo esquema de rotatividade regional, a gente entende que caberia à América Latina e ao Caribe assumir esse cargo. Então, nós estamos propondo que os países se unam para começar a trabalhar em torno de uma candidatura única, o que nos dá maior chance de fazer valer esse princípio da rotatividade”, disse a embaixadora Gisela Padovan, secretária da América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.

O português António Guterres deixa o comando da ONU no final do ano que vem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?