HRT inicia força-tarefa para zerar lista de espera por cirurgia de catarata
Hospital Regional de Taguatinga vai aumentar a média de procedimentos mensais de 25 para 80, com cirurgias três vezes por semana, à noite
atualizado
Compartilhar notícia

Uma força-tarefa do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) pretende zerar a lista de espera dos cerca de 300 pacientes que aguardam por cirurgia de catarata no sistema de regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
O HRT faz até 25 cirurgias de catarata mensalmente. Com o início da força-tarefa, no fim de janeiro, cerca de 40 pessoas devem ar por operações ainda neste mês. A partir de fevereiro, esse número aumentará para 80 procedimentos mensais, além dos programados.
As cirurgias estão previstas para ocorrer às segundas, terças e sextas-feiras, à noite. A equipe da força-tarefa, iniciada na sexta-feira (20/1), é formada por três especialistas em operações de catarata, três cirurgiões auxiliares, além de enfermeiros e técnicos.
Os pacientes têm idades a partir de 60 anos, faixa etária em que o diagnóstico da doença começa a ser mais comum.
A doença é um processo degenerativo do cristalino — lente natural e transparente no interior do olho. Com o tempo, ou devido a doenças, esse revestimento começa a ficar turvo, o que prejudica a visão e pode levar à cegueira.
Com informações da Agência Brasília