body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Moraes reduz pena de condenado por tráfico de 12 g de maconha

Ministro do STF, Alexandre de Moraes diminuiu o tempo de punição em dois terços e mandou homem para regime aberto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto/STF
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afrouxou em dois terços a pena de um homem condenado por tráfico de drogas, após ser preso com 12,3 gramas de maconha. Na decisão monocrática, os 6 anos, 9 meses e 20 dias de reclusão inicialmente concedidos diminuíram para 2 anos, 3 meses e 7 dias.

Moraes também mudou o regime de cumprimento de pena: antes fechado, ou para aberto. O traficante cumprirá medidas restritivas de direito, como a prestação de serviços comunitários. Cabe à 1ª Vara Criminal da Comarca de Votuporanga, em São Paulo, determinar quais serão as atividades.

O ministro considerou que a baixa quantidade de droga levava a crer em tráfico eventual ou de menor gravidade. Por isso, reduziu a punição. A decisão data de 31 de março.

“Nesse contexto, não vislumbro quadro apto a afastar a minorante do tráfico privilegiado. A quantidade de droga apreendida não se mostra excessiva, de modo que melhor se amolda ao caso a conclusão pela aplicação da causa especial de redução de pena prevista no § 4º do art. 33 da Lei 11.343/2006, cujo dispositivo é voltado a hipóteses como a presente, que retratam quadro de traficância eventual ou de menor gravidade”, escreveu Moraes.

O STF descriminalizou o porte de maconha em junho de 2024. De acordo com a tese fixada, é presumido como usuário, e não traficante, quem portar até 40 gramas da droga, desde que não haja elementos que indiquem a possibilidade de tráfico. Após recurso, a decisão foi mantida em fevereiro deste ano.

“Essa presunção, entretanto, é relativa, não estando proibida a persecução criminal por tráfico de drogas, quando presentes elementos que indiquem intuito de mercancia, como a forma de acondicionamento da droga, as circunstâncias da apreensão, a variedade de substâncias apreendidas, a apreensão de instrumentos como balança, registros de operações comerciais e aparelho celular contendo contatos de usuários ou traficantes; enfim, locais e circunstâncias de apreensão, entre outras características que possam auxiliar na tipificação do tráfico ou na constatação do porte para uso próprio”, prosseguiu Moraes.

Um dos pontos que pesaram contra o condenado foi a reincidência dele no tráfico de drogas. Laudo da perícia em celular apreendido também mostrou trocas de mensagens que apontam para o crime.

5 imagens
Caso foi levado ao STF após rejeição pelo STJ
1 de 5

Fachada do STF

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 5

Caso foi levado ao STF após rejeição pelo STJ

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 5

Leonardo Arruda/Especial Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?