body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vídeo: juiz rebate agente penitenciário e manda tirar algema de preso

Durante audiência de custódia, juiz negou pedido de agente penitenciário e determinou retirada das algemas de acusado de tráfico de drogas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Juiz algemas
1 de 1 Juiz algemas - Foto: Reprodução

Durante audiência de custódia de dois acusados de tráfico de drogas, o juiz Liciomar Fernandes da Silva, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), negou o pedido de um agente penitenciário e determinou a retirada das algemas de um dos presos durante o depoimento. O magistrado afirmou que “não abria mão” da medida, prevista em súmula do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na audiência, o agente penitenciário pediu que as algemas fossem mantidas porque ele estava sozinho com três detentos na mesma sala. O uso de algemas durante a audiência de custódia pode ser determinado pelo magistrado quando existe, de maneira concreta, risco à segurança do próprio acusado ou dos outros presentes.

A ordem para a retirada das algemas aconteceu no início do depoimento de Manrik Alerrandro Alves, 21 anos, em Uruaçu (GO). “O senhor está algemado?”, pergunta Fernandes. Ao ouvir a confirmação do preso, o juiz diz: “Peço primeiro que o senhor Manrik chame o agente para que ele retire suas algemas”.

“Eu vou colocar o Arthur na sala de espera enquanto ouço o senhor Manrik. Por gentileza, tire as algemas dele, por favor”, pede o magistrado ao agente penitenciário, que demonstra receio em atender o pedido. “Eu gostaria de requerer o uso da algema. Eu estou sozinho na sala de audiência com três presos”, argumentou.

4 imagens
Audiência aconteceu em Goiás; juiz mandou retirar algemas de preso
Juiz de Goiás determina retirada de algemas de acusado
Juiz Liciomar Fernandes da Silva não atendeu a pedido de agente penitenciário
1 de 4

Liciomar Fernandes da Silva ameaçou transferir audiência

Reprodução
2 de 4

Audiência aconteceu em Goiás; juiz mandou retirar algemas de preso

Reprodução
3 de 4

Juiz de Goiás determina retirada de algemas de acusado

Reprodução
4 de 4

Juiz Liciomar Fernandes da Silva não atendeu a pedido de agente penitenciário

Reprodução

Nesse momento, Fernandes ameaça suspender a audiência e transferir os depoimentos para o fórum da cidade, se o agente penitenciário não tiver condições de garantir a segurança do local com os presos sem algemas. “Se o senhor não tem condições de mantê-lo sem algemas, eu vou deixar de fazer a audiência e determinar que vocês o levem ao fórum, porque não é possível que dentro de um presídio não haja condições de garantir a ausência de algemas. Eu não abro mão disso”, reclamou o juiz.

O agente então tira Arthur da sala, manda Manrik colocar as mãos na cabeça e retira as algemas. Em seguida, o juiz a a interrogar o acusado, questionando sobre o momento da prisão. Por decisão do STF, o uso de algemas durante audiências de custódia é proibido em casos onde não haja resistência dos presos.

A Súmula Vinculante 11, do STF, de 2008, alega que “só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros”. A medida deve ser justificada por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere. Caso o uso excessivo das algemas seja comprovado, o Estado pode responder por danos morais por violação à dignidade do preso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?