Conheça Aritzia, marca fenômeno da Gen Z que propõe moda moderna
Marca está focada em expandir seu alcance na América do Norte, enquanto aproveita as redes sociais para divulgação entre os mais jovens
atualizado
Compartilhar notícia

A Aritzia existe há mais de 40 anos, mas sua repentina (porém planejada) expansão pelos Estados Unidos a transformou em um fenômeno recente entre a Geração Z. Com peças elegantes e íveis, a marca conquista o público jovem ao explorar estéticas modernas, contando com uma ajudinha das redes sociais, onde o próprio consumidor atua como propagador da grife.
Vem conhecer!

Fundada em 1984, em Vancouver, no Canadá, como uma simples boutique de shopping, a Aritzia ou a produzir peças próprias dez anos depois. Desde cedo, seu propósito era proporcionar um guarda-roupa funcional para seus clientes, que por sua vez também eram seduzidos pelos preços atrativos. Até o fim do século, a marca já havia se espalhado pelo país de origem.
Foi só em 2006 que a Aritzia chegou aos Estados Unidos, mas ainda de forma tímida e ofuscada pela loucura que era o mercado da moda no início do milênio. Seis anos depois, veio a grande virada, com a inauguração da primeira loja em Nova York.
Ali, a marca começou a se tornar uma favorita do público, com a grande loja no badalado bairro Soho atraindo clientes de diferentes gerações — mas foram as mais jovens que abraçaram a Aritzia e não largaram.

A moda moderna da Aritzia
Um dos elementos que solidificou a conexão da Aritzia com a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) foi a habilidade de reinterpretar peças clássicas, trazendo-as para o contexto atual e modernizando designs e combinações. Um dos grandes destaques recentes é o terninho feminino, transformado em uma peça sexy e chique.


O estilo tornou-se tendência nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde diferentes interpretações transformam o item básico em uma peça chave para múltiplos looks. A divulgação orgânica ou a ser uma das maiores estratégias da Aritzia, que segue expandindo em velocidade fora do comum pelo país norte-americano.
Outros itens, como a calça Effortless e as jaquetas Super Puff, também se tornaram virais nas redes sociais e seguem garantindo o sucesso da label canadense.



Estratégia de crescimento
A CEO da Aritzia, Jennifer Wong, explicou que o crescimento nos EUA veio após a decisão do quadro de dirigentes de replicar o sucesso que alcançou no Canadá no mercado americano. Segundo a Vogue Business, as receitas da marca nos EUA já representam 56,1% da receita líquida total da empresa.
A maior parte dos lucros, portanto, vêm da minoria das lojas, já que, hoje, a Aritzia tem 68 lojas no Canadá e 59 nos Estados Unidos, onde ganhou popularidade com um novo público e provou a possibilidade de renovação de uma marca mesmo após décadas de fundação.

Com a combinação de design moderno, preços atraentes e estratégias de marketing que valorizam o “boca a boca”, a Aritzia constrói um forte nome no mercado da moda norte-americano. Seus lançamentos são aguardados pelos consumidores e am a fazer parte de tendências orgânicas, valorizadas e propagadas pelas redes sociais.