Por que Nikolas retirou pedido para derrubar decreto do IOF do governo
Deputado Nikolas Ferreira, que havia protocolado decreto para sustar mudanças no IOF feitas pelo governo Lula, decidiu retirar seu projeto
atualizado
Compartilhar notícia

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) decidiu retirar seu próprio projeto de decreto legislativo que sustava as alterações feitas pelo governo Lula no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
À coluna, Nikolas explicou que o movimento é estratégico. O PL trabalha para que o deputado seja o relator de um dos vários projetos protocolados nesta sexta-feira (23/5) para derrubar as mudanças no IOF.
Caso Nikolas fosse o autor de um dos projetos protocolados na Câmara, o parlamentar bolsonarista de Minas Gerais estaria automaticamente impedido de relatar o texto na Casa.
Até o final da tarde da sexta-feira, ao menos cinco projetos de decreto legislativo contra o decreto que aumentou as alíquotas do IOF foram protocolados na Câmara.
O primeiro deles foi protocolado na noite de quinta-feira (22/5), horas após o anúncio do Ministério da Fazenda, pelo líder da oposição na Casa, deputado Zucco (PL-RS).
Os outros projetos são:
- PDL 215/2025, do deputado Rodrigo da Zaeli (PL-MT)
- PDL 216/2025, do deputado Carlos Jordy (PL-RJ)
- PDL 220/2025, da bancada do Partido Novo na Câmara
- PDL 221/2025, do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM)
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), já anunciou que a derrubada do decreto do governo sobre o IOF entrará na lista de prioridades da sigla na próxima semana, ao lado do PL da Anistia e da MI do INSS.