Motta promete reunião para decidir sobre urgência do PL da Anistia
Hugo Motta prometeu reunião com alguns líderes da Câmara em 1º de abril para decidir se pauta requerimento de urgência do PL da Anistia
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu realizar uma reunião com alguns líderes da Casa em 1º de abril para decidir se pauta ou não o requerimento de urgência do projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.
A promessa foi feita por Motta em conversa com o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), na sexta-feira (21/3). Segundo Sóstenes, que está à frente da articulação, a reunião terá apenas líderes de siglas que vão o pedido de urgência.
“O presidente vai se reunir com todos os líderes que ão a urgência na terça-feira, dia 1º de abril, e tomaremos a decisão juntos. Saindo a decisão, acredito que ele submete à reunião geral de líderes na quinta-feira (3/4), para votar (a urgência) na semana seguinte”, afirmou Sóstenes à coluna.
O líder do PL se diz “muito confiante” de que Motta vai pautar a urgência. Caso o presidente da Câmara fruste a expectativa e rejeite o requerimento, Sóstenes promete obstruir os trabalhos da Casa. “Se ele não pautar a urgência, vou entrar em obstrução”, diz.
Segundo o líder do PL, ao menos sete partidos já teriam se comprometido a o requerimento de urgência. Além do PL, a lista tem União Brasil, PP, Republicanos, Novo, Podemos e PSDB. Ele espera ainda a adesão dos líderes do PSD e do Solidariedade.
Procurado, Motta não respondeu. Até a semana ada, o presidente da Câmara, que está em viagem oficial ao Japão com Lula, vinha sinalizando que sua ideia seria mandar o PL da Anistia para uma comissão especial, o que tornaria a tramitação da proposta mais lenta.
A comissão especial teria 40 sessões para analisar o mérito do projeto, antes de enviá-lo para votação no plenário da Cãmara. Caso a urgência seja aprovada, a proposta poderá ser votada diretamente em plenário, sem precisar ar pelas comissões temáticas da Casa.