body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

A nova investida de Rosângela Moro contra Janja

Após projeto para incluir Janja na LAI, Rosângela Moro apresentou novo PL na Câmara para impedir sigilo em gastos públicos da primeira-dama

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva Metropoles
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva Metropoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após apresentar um projeto para incluir Janja entre as autoridades sujeitas à Lei de o à Informação (LAI), a deputada Rosângela Moro (União Brasil-SP) apresentou um novo PL que, novamente, tem como alvo os gastos da atual primeira-dama do Brasil.

Desta vez, Rosângela quer estabelecer regras mais rígidas para a decretação de sigilos sobre os gastos de chefes de Estado e de seus familiares. A proposta da deputada visa deixar claro que os gastos de Janja com dinheiro público não podem ser sigilosos.

5 imagens
Deputada quer que primeira dama divulgue sua agenda e gastos
Janja é esposa do presidente Lula
Janja vai fazer mais viagens pelo pais
Ela divulgou que deve participar de dois eventos nessa segunda
1 de 5

A primeira-dama, Janja, deve se encontrar com o Papa Francisco

Reprodução
2 de 5

Deputada quer que primeira dama divulgue sua agenda e gastos

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
3 de 5

Janja é esposa do presidente Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
4 de 5

Janja vai fazer mais viagens pelo pais

Nina Quintana/Metrópoles @ninaquintana
5 de 5

Ela divulgou que deve participar de dois eventos nessa segunda

Reprodução

O projeto prevê que os gastos com viagens oficiais  também devem ficar fora do sigilo. O projeto também exclui dos sigilos os processos istrativos disciplinares de servidores, a menos que comprometam a segurança nacional.

A deputada, esposa do senador Sergio Moro (União-PR), também estabelece possibilidades de revogação. Após a aprovação, o Congresso poderia reverter o decreto, e qualquer pessoa também poderia solicitar a revisão dos sigilos.

“A aprovação deste projeto de lei representa um o decisivo para alinharmos nossas práticas aos padrões internacionais de transparência. Ao estabelecer regras claras para o tratamento de informações pessoais e limitar os prazos de sigilo, garantimos que a proteção da privacidade não seja utilizada como pretexto para ocultar informações de interesse público”, diz a deputada no projeto.

Janja a a divulgar agenda

A primeira iniciativa de Rosângela Moro sobre a inclusão das primeiras-damas na LAI fez Janja começar a divulgar sua agenda diária, como mostrou a coluna.

A primeira-dama brasileira também foi alvo de críticas da ONG Transparência Internacional Brasil. Por meio das redes sociais, a organização criticou a ausência de informações sobre a esposa do presidente Lula.

“É público e notório que a primeira-dama está exercendo função pública, com intensa agenda de representação governamental e equipe de apoio. O fato de isso estar acontecendo sem as formalizações necessárias não pode ser justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da istração pública, a Lei de o à Informação e a Lei de Conflitos de Interesse. Ao contrário, a informalidade agrava a situação”, disse a ONG.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?