body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Oposição no Senado quer acabar com Comissão em Defesa da Democracia

Projeto apresentado por Damares Alves propõe transformar Comissão da Defesa da Democracia em colegiado focado em crianças e adolescentes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal
1 de 1 A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal - Foto: Pedro França/Agência Senado

Mais nova presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Damares Alves (Republicanos-DF) quer extinguir a Comissão de Defesa da Democracia (CDD) do Senado, criada após os atos de 8 de janeiro de 2023.

Na quinta-feira (27/2), Damares apresentou um requerimento pedindo que o colegiado seja transformado em uma comissão temática de defesa dos direitos da criança e do adolescente, pauta em que a senadora milita.

3 imagens
Damares Alves será nova presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado
 Damares Alves quer que ministra dê informações sobre INSS
1 de 3

Damares foi ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro

Geraldo Magela/Agência Senado
2 de 3

Damares Alves será nova presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado

Pedro França/Agência Senado
3 de 3

Damares Alves quer que ministra dê informações sobre INSS

Vinícius Schmidt/Metrópoles

No requerimento, a senadora bolsonarista argumenta que a comissão em prol da democracia quase não tem funcionado. Foram apenas cinco reuniões ao longo do ano de 2023 e 15 encontros em 2024, com 41 projetos apresentados.

“Os temas tratados pela CDD nas proposições e nas reuniões envolveram matérias de direito eleitoral, direitos humanos, meio ambiente e o equilíbrio entre os poderes, que poderiam ter sido discutidos em outras Comissões Temáticas Permanentes do Senado Federal”, argumenta Damares Alves.

Inclusive, em 2025, enquanto a maioria das comissões temáticas do Senado já foram instaladas, a CDD teve a sua primeira reunião adiada, sem uma nova data definida. Nesse primeiro encontro, será o escolhido o novo presidente do colegiado.

O projeto de Damares para acabar com a comissão da Democracia está agora nas mãos do presidente da Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Da mesa diretora, a proposta deverá ser distribuída para as comissões temáticas da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?