body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PGDF defende gratificação de conselheiros do TCDF e procuradores do MP

A PGDF apresentou manifestação na ação direta de inconstitucionalidade de autoria da OAB-DF que questiona a gratificação da Corte de Contas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF Brasília DF Metrópoles 4
1 de 1 Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF Brasília DF Metrópoles 4 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), órgão do Governo do DF, defendeu que a gratificação por acúmulo de acervo dos conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e de procuradores do Ministério Público de Contas do DF é legal.

A PGDF apresentou a manifestação na quinta-feira (3/4), na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) que questiona o benefício.

No processo, a OAB-DF pediu a concessão de medida cautelar para suspender os efeitos da Resolução nº 375/23 do TCDF, limitando ao teto constitucional o recebimento dos valores referentes à gratificação. Segundo a seccional, “sem norma legal, não é possível que o Tribunal de Contas do DF crie despesa (cargos ou funções), por meio de resolução”.

Ao se manifestar sobre o tema, a PGDF opinou pela inissibilidade da ação. O órgão do Poder Executivo disse que “a Resolução nº 375/2023 do TCDF possui natureza secundária e regulamentar, replicando diretrizes já estabelecidas por outros órgãos constitucionais equiparados, em observância ao princípio da simetria institucional previsto na Constituição Federal (arts. 73, 75 e 130) e na Lei Orgânica do DF (art. 82)”.

A gratificação por acúmulo de acervo no âmbito do TCDF gerou polêmica, no fim do ano ado, porque os membros da Corte de Contas aprovaram o pagamento retroativo de R$ 5,8 milhões a sete conselheiros e dois procuradores.

A PGDF defendeu que há previsão constitucional para os conselheiros do TCDF receberem as mesmas garantias e deveres da magistratura. A Lei n.º 13.093/2015 instituiu a licença compensatória por acúmulo de acervo na Justiça Federal, sendo estendida posteriormente a outros órgãos do Poder Judiciário.

“Assim, a Resolução n.º 375/2023 é um ato normativo secundário, aplicável somente em virtude da incidência direta da lei federal quanto dos artigos 73, 75 e 130, da Constituição Federal, e do artigo 82, § 4º, da LODF”, afirmou a PGDF.

A ADI de autoria da OAB-DF ainda não foi julgada. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ainda deve se manifestar sobre a ação antes do tema ser analisado pelo desembargador Esdras Neves.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?