body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Conheça doença que pode ser fatal para o cachorro (e como prevenir)

Algumas medidas importantes podem ajudar a diminuir as chances do cachorro contrair essa doença; saiba quais são elas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Cães Online
Cachorro se coçando com as patas
1 de 1 Cachorro se coçando com as patas - Foto: Reprodução/Cães Online

Ouviu falar da “doença do carrapato” e ficou preocupado, querendo saber como proteger o seu cachorro? Segundo a veterinária Marina Tiba, esse nome popular se refere, na verdade, a dois quadros: a erliquiose e a babesiose.

Ambas são transmitidas pelo carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus) e realmente merecem atenção, já que podem causar grandes consequências à saúde do animal. Contudo, saber as diferenças entre elas e como prevenir o seu bichinho já é de grande ajuda para que ele não sofra com isso.

“Embora ambas tenham a mesma via de transmissão e afetem as células de defesa do cão, elas agem de maneira distinta no organismo. É importante destacar que essas doenças são graves e exigem tratamento imediato, sendo que o quadro clínico e prognóstico são variáveis de acordo com a gravidade da infecção, a resposta do organismo, a espécie do patógeno envolvido no caso e até a presença de comorbidades”, explica.

A seguir, conheça mais sobre cada uma das enfermidades conhecidas como “doença do carrapato”:

Erliquiose
A erliquiose é causada pela bactéria Ehrlichia canis que, ao ar a corrente sanguínea, afeta as células de defesa (glóbulos brancos) do sistema imunológico do animal, causando a destruição dessas células, além da possibilidade de acometer hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas. A doença evolui em três fases: aguda, subclínica e crônica.

Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?