Ouro do núcleo da Terra está “vazando” para a superfície. Entenda
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Göttingen, na Alemanha, ajudará os cientistas a entender a origem dos metais preciosos
atualizado
Compartilhar notícia

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Göttingen, na Alemanha, com auxílio de cientistas britânicos e norte-americanos, revelou que metais preciosos, entre eles, o ouro, estão “vazando” do núcleo da Terra e subindo até a crosta terrestre. Além de ouro, platina e rutênio estão entre metais nobres vazados. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature em 21 de maio.
“Quando os primeiros resultados chegaram, percebemos que tínhamos literalmente encontrado ouro. Nossos dados confirmaram que material do núcleo, incluindo ouro e outros metais preciosos, está vazando para o manto terrestre”, afirma o autor principal do artigo, o geoquímico Nils Messling, em comunicado.
De acordo com os cientistas, mais de 99% do ouro terrestre está concentrado no núcleo metálico. Para se ter uma ideia, se fosse trazida à superfície, a quantidade cobriria toda a Terra com uma camada de 50 centímetros do metal precioso.
A equipe de pesquisa descobriu que os metais nobres chegam à crosta terrestre vindos do núcleo, a parte mais profunda do planeta, através de um processo demorado chamado convecção do magma.
Rutênio é a chave para descoberta
Os pesquisadores analisaram rochas vulcânicas do Havaí, nos Estados Unidos, que vieram de regiões profundas do manto. Nelas havia rutênio, um elemento químico pesado, precioso e parecido com platina.

O rutênio do núcleo possui isótopos ligeiramente diferentes das variantes do metal encontradas no manto normal e, para detectar a origem da substância, os cientistas desenvolveram novas técnicas de análise. Os testes provaram que ele vazou do núcleo para o manto e, posteriormente, para a crosta.
O elemento químico nobre estudado faz parte de um grupo de metais chamados siderófilos e todos eles, incluindo o ouro, foram parar no núcleo quando a Terra era jovem e primitiva. De acordo com os cientistas, se o rutênio está vazando do núcleo, outros metais como o ouro também estão.
“Nossas descobertas mostram que o núcleo da Terra não é tão isolado quanto se supunha anteriormente”, diz o coautor e geoquímico Matthias Willbold.
Novos desdobramentos podem surgir após o estudo alemão, ajudando a comunidade científica a entender como metais preciosos chegam à costa terrestre, além de compreender como esse processo funciona em outros planetas.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!