body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Senado aprova projeto que aumenta para 30% vagas com cotas em concurso

Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (7/5), o projeto de lei que prorroga por mais 10 anos cotas para negros e indígenas em concursos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Lucena/Metrópoles
Brasília-DF (25/03/2025) Prêmio Bertha Lutz no Senado Federal Fotos: Gustavo Lucena
1 de 1 Brasília-DF (25/03/2025) Prêmio Bertha Lutz no Senado Federal Fotos: Gustavo Lucena - Foto: Gustavo Lucena/Metrópoles

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (7/5), o projeto de lei (PL) que prorroga por mais 10 anos cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. O texto também aumenta a reserva de vagas de 20% para 30%.

O texto é um substitutivo da Câmara dos Deputados à versão original do Senado, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovada em 2024. O PL revoga a atual lei de cotas no serviço público, que teve vigência expirada no ano ado.

A legislação previa a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos de cargos efetivos e empregos públicos na istração pública federal, nas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

A reserva de vagas será aplicada, de acordo com o texto, sempre que as vagas disponíveis forem iguais ou superiores a duas. A identificação racial será por autodeclaração no momento da inscrição no concurso.

Editais, no entanto, poderão prever processos de confirmação complementar, com participação de especialistas e critérios que considerem as características regionais. Os candidatos ainda poderão disputar as vagas destinadas à ampla concorrência, exceto se houver indícios de fraude ou má-fé, caso a autodeclaração seja indeferida.

Em nota, o Ministério da Igualdade Racial comemorou a aprovação do projeto: “O governo federal tem trabalhado a articulação do PL de forma transversal. Um serviço público mais plural e representativo é bom para todo o mundo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?