body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Glauber Braga recebe deputados e frei em 1º dia de greve de fome; veja

Alvo de um processo para cassação do mandato, Glauber Braga protesta e permanece na Câmara, em greve de fome

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Augusto Tenório
O deputado Glauber Braga (PSol-RJ) recebeu os deputados Chico Alencar (PSol-RJ), Fernanda Melchionna (PSol-RS) e Reimont (PT-RJ).
1 de 1 O deputado Glauber Braga (PSol-RJ) recebeu os deputados Chico Alencar (PSol-RJ), Fernanda Melchionna (PSol-RS) e Reimont (PT-RJ). - Foto: Augusto Tenório

O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) recebeu colegas de bancada e um frei em seu primeiro dia de protesto na Câmara, nesta quinta-feira (10/4). O parlamentar deu início a uma greve de fome e afirmou que não deixaria o Congresso após o Conselho de Ética aprovar a cassação do seu mandato. A aliados ouvidos pelo Metrópoles, o parlamentar afirmou que permaneceria na sede do Legislativo mesmo com a Casa vazia nas próximas semanas.

Visitaram Glauber os deputados Chico Alencar (PSol-RJ), Fernanda Melchionna (PSol-RS) e Reimont (PT-RJ). Além dos congressistas, o frei Davi Santos, diretor executivo da Educafro Brasil, também compareceu ao plenário do Conselho de Ética. Cerca de quinze pessoas, entre eles militantes, permanecem no local com o parlamentar alvo de um pedido de cassação.

O plenário onde Glauber está fica no Anexo II da Câmara e tem agentes da Polícia Legislativa na porta o tempo todo. A imprensa é autorizada a entrar no local a cada hora, para fazer imagens, mas o deputado não dá entrevistas. Mais cedo, sua equipe afirmou que ele dormiu no chão da sala e que está sendo acompanhado por uma equipe médica.

De acordo com a equipe de Glauber, o deputado “está há mais de 30 horas sem comer e sem sair da Câmara”. Ainda segundo a nota, a pressão arterial do congressista “está normal”. “Glauber está com 91,7 quilos. Na manhã desta quinta, o parlamentar ingeriu dois copos de isotônico, além de água.

Glauber irá tomar banho na própria Câmara durante o período em que estiver em protesto, informou sua assessoria.

Após o encontro com aliados, o PSol realizou um “ato ecumênico”, com representantes de diferentes vertentes religiosas. Além de católicos, lideranças islâmicas e de religiões de matriz africana compareçam. Eles pediram forças a Glauber e deram conselhos sobre como ar pela greve de fome. A deputada Samia Bomfim (PSol-SP), mulher do deputado, se emocionou ao discursar sobre a situação do companheiro.

Outros representantes do partido participaram da cerimônia, como os deputados Tarcísio Motta (SP), Luiza Erundina (SP) e Erika Hilton (SP).

Conselho de Ética aprova cassação de Glauber

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara por 13 votos a 5 a cassação do mandato do deputado federal. A medida, entretanto, é ível de recurso e precisa ser referendada pelo plenário da Casa. Ele foi alvo de denúncia de quebra o decoro parlamentar, por expulsar do Congresso, com chutes, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, em abril de 2024.

O deputado diz ser alvo de perseguição na Casa, por ser adversário do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?