body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vídeo: desembargador Sebastião Coelho conta como foi detido no STF

Sebastião Coelho foi detido por desacato e liberado em seguida, nesta terça-feira (25/3), em julgamento de denúncia contra Bolsonaro no STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Imagem colorida do Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o advogado Sebastião Coelho
1 de 1 Imagem colorida do Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o advogado Sebastião Coelho - Foto: Reprodução/YouTube

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o advogado Sebastião Coelho foi detido após ser barrado na entrada da sala da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (25/3). Ele detalhou o ocorrido na estreia do programa “Noblat Blá Blá”, com Guga e Ricardo Noblat, exibido nesta terça, no canal do Metrópoles no YouTube.

Nesta terça, o colegiado iniciou o julgamento para decidir se aceita ou não a denúncia contra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e outras 7 pessoas que compõem o Núcleo 1 da suposta trama golpista.

Veja trecho da entrevista:

“O segurança se interpôs na minha frente e disse: ‘Doutor Sebastião, o senhor está preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, e já tomou o meu celular da minha mão. Mesmo que eu estivesse sendo preso, não podia pegar meu celular porque não existia ordem de busca e apreensão do meu celular”, afirmou o desembargador.

Em nota, o STF explicou a prisão. “O desembargador aposentado Sebastião Coelho foi detido pela Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) em flagrante delito por desacato e ofensas ao tribunal. O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou a lavratura de boletim de ocorrência por desacato e, em seguida, a liberação do advogado”, esclareceu a Corte.

Coelho é advogado de Felipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro. O advogado não tinha o nome na lista e, por isto, não teve a entrada permitida no local. Assim como Bolsonaro, Martins também foi indiciado por participar da suposta trama golpista. No entanto, a apreciação do caso pela Primeira Turma do STF foi fatiada em núcleos, e o caso desta terça não inclui o cliente de Coelho.

Antes de ser detido, Coelho chegou a gritar na porta da sala da Primeira Turma do STF, no momento em que Moraes fazia a leitura de um relatório do caso. Aos jornalistas do “Noblat Blá Blá”, Coelho acrescentou que não teve a intenção de atrapalhar a audiência e afirmou ser resguardado a ele o direito de acompanhar a sessão. O defensor disse ainda que o direito é facultado a ele porque não há, no entendimento dele, uma divisão da denúncia.

OAB diz que vai apurar

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma nota sobre o julgamento na qual afirmou que acompanha os desdobramentos e vai apurar os fatos com responsabilidade.

“Todos os advogados com processos pautados tiveram garantido o pleno exercício da sustentação oral — uma prerrogativa basilar da advocacia e do devido processo legal. A OAB recebe a representação de colegas que relatam cerceamento de defesa e tratará do tema junto ao Supremo. Seguiremos atentos para que a relação entre advogados e magistrados seja sempre marcada por urbanidade e por respeito recíprocos.”

A sessão que aprecia a denúncia contra Bolsonaro e os aliados dele foi suspensa nesta terça e continua na manhã da quarta-feira (25/3).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?