Criança de 4 anos morre após ser picada por cascavel no interior do RN
Família encontrou cobra embaixo do sofá da casa da avó. Garoto foi picado, enquanto brincava com uma prima
atualizado
Compartilhar notícia

Um menino de quatro anos, identificado como Ítalo Alves dos Santos, morreu nessa quinta-feira (22/5) após ter sido picado por uma cobra cascavel na cidade de Equador (RN), a cerca de 280 quilômetros de Natal. O sepultamento da criança ocorreu nesta sexta (23/5).
Ítalo foi picado pelo animal na quarta (21/5), enquanto brincava com uma prima na casa da avó. O garoto tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dificuldades de comunicação verbal, o que dificultou a conversa dos familiares sobre o que havia acontecido.

Após a picada da serpente, Ítalo começou a chorar e apontar o pé, que começou a inchar e a ficar roxo. Diante disso, os familiares da criança imaginaram que ele tivesse se machucado em uma queda e, quando questionada, a prima, de 6 anos, disse que não havia percebido o que aconteceu.
Atendimento no hospital
Diante da situação, a criança foi levada ao hospital do município, onde recebeu alta após avaliação médica e foi encaminhada para fazer um exame de raio-x, marcado apenas para o dia seguinte.
Na manhã dessa quinta, no entanto, Ítalo acordou ando mal e o quadro se agravou. Ele foi levado às pressas para um hospital em Santa Luzia (PB), a cerca de 33 quilômetros de Equador.
Lá, os médicos identificaram que Ítalo havia sofrido uma picada de um animal peçonhento – possivelmente, um escorpião ou uma cobra. A essa hora, no entanto, o veneno já havia se espalhado por grande parte do corpo do menino, o que dificultou qualquer tentativa de reversão do quadro.
Descoberta da cobra
Após a confirmação do diagnóstico, os familiares de Ítalo começaram a procurar indícios do animal na residência onde o garoto estava brincando. A cobra cascavel foi encontrada escondida embaixo do sofá.
Ítalo foi rapidamente transferido para o hospital de Patos, na Paraíba, mas, diante da gravidade, ele não resistiu e veio a óbito. O sepultamento da criança foi marcado para esta sexta, em Equador.
Nas redes sociais, a prefeitura de Equador publicou uma nota de pesar lamentando a tragédia:
“Lamentamos profundamente a perda do pequeno Ítalo e nos unimos à dor de seus familiares e amigos neste momento difícil”, disse o comunicado.
Ver esta publicação no Instagram