Hora do WOD! Dicas essenciais para escolher um bom tênis para crossfit
Alexandre Damasceno, treinador de crossfit, entrega dicas importantes para a hora de escolher um bom calçado
atualizado
Compartilhar notícia

Quem gosta de superar os limites deve, ao menos uma vez, experimentar o crossfit. A atividade tem uma metodologia que envolve exercícios funcionais, aeróbios e de força, sempre com bastante intensidade e gasto calórico.
Entretanto, o praticante precisa se atentar a alguns equipamentos importantes para a prática com segurança. O tênis certo é um deles. Então, para não haver dúvidas na hora de escolher um bom calçado, o Metrópoles pegou dicas com um especialista da área, o profissional de educação física e coach Alexandre Damasceno.
O tênis para crossfit
Com uma grande variedade e possibilidades de calçados, qual é o mais indicado? Bom, depende. O coach Alexandre Damascento aponta que o conforto deve ser a primeira característica analisada. “Priorize sempre o conforto. O tênis não deve incomodar e o praticante deve sentir-se bem calçando o modelo. Além disso, tenha em mente que ele não vai ser o mais ideal pra todas as situações, mas deve ser o mais confortável para a maioria delas”, explica.
Solado ideal
Ao escolher um bom tênis para a modalidade, é importante observar se o tipo de solado oferece estabilidade e que evita escorregões. Para isso, não exige, necessariamente, que seja um modelo próprio de crossfit. “Escolha por calçados com solado reto e que proporcione flexibilidade e ventilação para os pés”, indica Alexandre.
Grande parte dos modelos com solado de borracha também é antiderrapante, oferecendo mais segurança aos atletas. “Não esqueça de ver se o solado do tênis também oferece estabilidade e conforto, facilitando os movimentos dos exercícios”, aponta o profissional.
Justo ou folgado
“O melhor tênis de crossfit deve ser justo, ao ponto que não saia dos pés ao longo do treino, e confortável o suficiente para não atrapalhar nenhum exercício”, explica o professor Alexandre Damasceno, sobre o tamanho ideal do calçado. Ele ainda ressalta que o modelo mais encaixado nos pés proporciona mais estabilidade na hora de saltar corda e caixas, por exemplo.
Fechamentos
Basicamente, há tênis com fechamento em velcro e cadarço. Este último, considerado o mais popular, tem preferência da maioria dos praticantes. “Essas opções não influenciam tanto. Particularmente, gosto dos modelos com cadarço, pois consigo regular com mais precisão e sentir eles mais firmes nos pés”, pontua o coach de crossfit.
A palmilha influencia?
Por ser um esporte com bastante impacto, o amortecimento e o conforto para os pés devem ser prioridade na hora da escolha de um modelo. “Geralmente, as palmilhas dos próprios tênis específicos para crossfit são ótimas e indicadas para a atividade. Mas não apenas eles. Há opções que também facilitam movimentos, como agachar e realizar melhores posições de treino, principalmente para pessoas com menor mobilidade no calcanhar”, explica Alexandre.
Como pudemos observar, contar com um tênis específico para crossfit é realmente importante. “É possível praticar a atividade com diversos tipos de calçados, mas os voltados para o crossfit, realmente, vão diminuir os riscos de lesões. Os modelos permitem mais mobilidade, estabilidade e aderência”, conclui o profissional.
Pensando no WOD (workout of the day – “o treino do dia”, em português) perfeito dos crossfiteiros e dos futuros praticantes, o Metrópoles também selecionou 12 tênis específicos para o esporte. Bons treinos!
Bota de treino Overall, da Rock Fit


Tênis Tribase Reign 2.0, da Under Armour


Tênis Climber III, da Everlast


Tênis Monster, da Everlast


Tênis Alphatorsion 2.0, da Adidas


Tênis Metcon 6 masculino, da Nike


Tênis Grip 2, da Rock Fit


Tênis Nano X1, da Reebok


Tênis Tribase Reign 2, da Under Armour


Tênis cano alto fitness, da Tenehi


Tênis Nano 9, da Reebok


Tênis Metcon 6 feminino, da Nike

