Da Amazônia para a web: 11 lindos itens de decoração feitos por ribeirinhas
De fruteiras e cestos de fibra vegetal a esculturas de arraias em madeira, a marca Jirau reúne diversos objetos produzidos na floresta
atualizado
Compartilhar notícia

Que tal decorar a casa com lindas peças artesanais produzidas na Amazônia? O site da Americanas está com um belo mostruário do projeto Jirau, que reúne ingredientes, peças de roupa e artesanato produzidos por grupos como a Associação de Mulheres Indígenas do Alto do Rio Negro (AMARN).
Entre os diversos produtos para casa, vasos e fruteiras em fibra vegetal, além de peças em madeira como uma escultura em formato de arraia. Todo o lucro das vendas é revertido para a manutenção das associações de artesãos da região. As peças coloridas selecionadas pelo Metrópoles custam a partir de R$ 99. Veja:
Centro de mesa Galhos da Amazônia


Esta peça é produzida pela Associação de Mulheres Indígenas do Alto do Rio Negro (AMARN), um grupo de mulheres que se mudou para Manaus em busca de sustento e encontrou, no espaço de artesanato, um lugar para falar a língua materna e viver entre parentes.
Conjunto em fibras de cauaçu


Formada por artesãs de quatro comunidades, a Teçume D’Amazônia é uma marca dedicada às fibras de cauaçu, uma erva que pode atingir até cinco metros de altura. A fibra vegetal, antes usada apenas para telhados das cozinhas e fornos de farinha das comunidades, ganhou novo significado entre as indígenas.
Vaso maracujá da Amazônia


O vaso é produzido no município de Careiro, a 102 quilômetros de Manaus. A marca social Teçume da Floresta reúne mulheres e jovens de comunidades ribeirinhas uma vez por semana, para tecer órios, bolsas, caixas de óculos, cestas e luminárias.
Fruteira de fibra de cauaçu tingido com folhas de crajiru


Com 27 centímetros de diâmetro, esta fruteira é feita em fibra de cauaçu e é tingida com folhas de crajiru. A fruteira é produzida pelo grupo Teçume D’amazônia, na comunidade Cabocla.
Cesto de fibra de cauaçu tingido com folhas de açafrão


Também produzido pelo grupo Teçume D’amazônia, este cesto foi tingido com folhas de açafrão e por isso tem fibras na cor amarela.
Fruteira indígena


A fruteira produzida pela AMARN tem um design único, que carrega as técnicas e a cultura do povo caboclo da região.
Prato marchetado Tucano


Este prato em madeira maciça, produzido pelo grupo Teçume D’amazônia, tem em seu centro a imagem marchetada de um tucano.
Arraia em resíduo de madeira


Esculpida pelo Grupo Surisawa, esta linda arraia arrancou elogios de uma cliente do site. “A arraia é linda, muito bem feita e acabada. Recomendo”, escreveu.
Vaso Design Art


Com franjas em palha de cauaçu, o vaso é outro design produzido pelo grupo Teçume D’amazônia.
Fruteira Stilus


Produzida pela Associação dos Artesãos Indígenas, em São Gabriel da Cachoeira (AM), esta fruteira é feita em de tucum, fibra da palmeira chamada de tucunzeiro, extraída pelos locais seguindo técnicas de manejo de extração que mantêm a floresta em pé.
Vaso Coringa


Em formato divertido e colorido, este vaso é uma produção do grupo Teçume D’amazônia.