5 dicas para fugir de alimentos calóricos e emagrecer
Truques são aprovados por nutricionistas e infalíveis para quem almeja reduzir medidas
atualizado
Compartilhar notícia

Já estamos caminhando rumo ao verão e, com isso, surge o desejo de conquistar um shape sarado. Se você está preocupado em relação ao curto período até a estação mais quente do ano, a resposta animadora é que sim, dá tempo de emagrecer para a temporada de veraneio, com início em dezembro.
Além de adotar uma dieta com déficit calórico, é preciso atentar-se a outras dicas para reduzir medidas. Afinal, não basta pensar apenas na contagem de calorias. A qualidade delas também pode impactar (e muito) a qualidade do emagrecimento.
Optar por alimentos com calorias vazias, pobres em nutrientes e proteínas, como biscoitos, sucos industrializados e farinhas refinadas, não será nada eficiente. Esses alimentos, além de não promoverem saciedade, ainda podem aumentar a inflamação no organismo.
A seguir, confira cinco dicas para escolher produtos não engordativos e emagrecer:
1. Evite alimentos com a lista de ingredientes longa
Antes de levar o produto para a casa, leia a tabela nutricional e opte por produtos com uma lista de ingredientes curta, com componentes fáceis de serem identificados. Evite listas de ingredientes extensas, com nomes estranhos.
2. Olhe o primeiro ingrediente da lista
A lista de ingredientes aparece em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro componente da lista é aquele que está em maior proporção no produto. Logo, quando aparecer açúcar ou gordura dentre os primeiros itens, evite.
3. Recuse produtos com gordura hidrogenada
A gordura hidrogenada, também conhecida como trans, é um tipo de gordura artificial potencialmente maléfica ao organismo. Além de aumentar os níveis de colesterol ruim, ela eleva a inflamação do organismo, devendo ser evitada por aqueles que buscam emagrecer.
4. Não recorra a produtos pobres em fibras
Outra forma de avaliar se o produto pode ser um bom aliado do emagrecimento é verificando o teor de fibras dele. As fibras geram saciedade, ajudam no controle do açúcar sanguíneo e ainda controlam os níveis de colesterol, sendo um nutriente essencial no processo de emagrecimento. Quando um produto tiver teor abaixo de 2,5 gramas de fibras na porção, recuse. Prefira alimentos ricos no nutriente.
5. Fuja de alimentos ricos em sódio
Ao checar a tabela nutricional, atente-se ao teor de sódio do produto. Assim como o açúcar, o sódio em excesso gera prejuízos à saúde e dificulta o emagrecimento. Evite produtos com sódio acima de 300 miligramas na porção.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica