Compartilhar notícia

Quando a indústria farmacêutica não existia, as pessoas buscavam nas hortas, pomares e jardins a solução para diversos problemas de saúde e tratamentos de beleza. Ou seja, nossos anteados já tinham o conhecimento e a compreensão de que ervas, plantas e outros alimentos têm o poder de prevenir e tratar males que afetam o bem-estar físico e mental. Um dos ingredientes mais utilizados é a hortelã, que pode ser usada de diferentes maneiras.
No entanto, não basta consumir ou utilizar qualquer alimento natural da maneira que bem entender. Cada ingrediente, assim como a camomila e o alecrim, por exemplo, funciona em quantidades específicas e com modos de preparo distintos.
Assim, uma erva utilizada na formulação de um xarope caseiro pode não ter o mesmo efeito se preparada como chá, por exemplo. Por isso, é importante atentar-se às misturas e ao modo de preparo de cada receita.
Chás
Todo mundo tem uma receitinha de chá que aprendeu com os avós ou com a mãe. E esse conhecimento é ado de geração em geração porque esses remédios naturais realmente funcionam. Pensando nisso, trouxemos aqui duas receitas especiais de chá de hortelã.
- Chá de hortelã e maçã contra mau hálito
Ingredientes:
1/2 litro de água
1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperina)
1 maçã picada sem sementes
Modo de fazer: ferva a água por 5 minutos. Adicione as folhas de hortelã e a maçã picada. Ferva por mais 2 minutos, desligue o fogo e deixe descansar até amornar. Beba 2 xícaras (chá) por dia, mastigando a hortelã e a maçã junto com o chá.
Contraindicação: o consumo de hortelã deve ser evitado por crianças menores de 6 anos, gestantes, lactantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva.
Continue lendo no site João Bidu, parceiro do Metrópoles.