Anselmo Matos: conheça o RP que agita as noites do Universal Diner
“Tive uma infância humilde e sofri muita homofobia, mas nunca deixei o sorriso de lado”, dispara o relações públicas da chef Mara Alcamim
atualizado
Compartilhar notícia

Quem frequenta o Universal Diner certamente já se deparou com uma figura excêntrica em meio aos corredores do restaurante da 210 Sul. Entusiasta dos órios que abusam das plumas e paetês, Anselmo Matos quase se camufla na decoração pitoresca do ambiente, mas sua personalidade efervescente faz com que ele se destaque. Intitulado como relações públicas da casa, ele é unanimidade entre clientes e funcionários. Tem como marcas registradas o sorriso no rosto e as performances no pole dance do bar.
Ele declara que sua rotina é uma festa. “Vivo rodeado de colegas e clientes queridos. O que mais da vida posso querer">
Fora os problemas dentro de casa, ele diz ter sofrido muita homofobia na rua. “Imagine só: um homem gay, décadas atrás, no Nordeste”, dispara. Uma oportunidade de trabalho na capital federal veio a tempo de impedir que os conflitos familiares e o preconceito amargurassem o maranhense. “Tinha 18 anos à época. Partir foi libertador”, conta.
Ao chegar a Brasília, ele assumiu o posto de ajudante em um bufê de festas e mergulhou em uma jornada de autoconhecimento. “Os donos da empresa eram um casal de gays da França. Longe de pressões de terceiros e cercado por novos amigos, pude ser quem realmente sou”, exclama. O emprego foi o pontapé de uma carreira em endereços gastronômicos badalados da cidade. “O bichinho da gastronomia me picou. Nunca mais saí da área. Acumulo experiências, por exemplo, no Oliver e Nolita”, cita.
A parceria profissional com Mara Alcamin, à frente do Universal, veio há quatro anos. “Anselmo é diversão garantida. Todo mundo gosta dele”, derrete-se a chef. A missão dele no restaurante, que acumula 21 anos de tradição, é fidelizar clientes. “E faz isso muito bem. É natural para ele criar laços afetivos”, adiciona.
Figura carimbada nos eventos celebrados na casa, o RP mantém bom relacionamento com personalidades de destaque na sociedade. “Anselmo anima qualquer ambiente. Sua alegria de viver é contagiante. As memórias ao lado dele são muitas. Para se ter ideia, certa vez ele me convenceu a dançar no pole dance“, assume, aos risos, a colunista social do Metrópoles, Claudia Meireles.
Outro fã de carteirinha do profissional é o também relações públicas Tiago Correia. “Ele é o mestre-sala perfeito: reserva a mesa que adoro ficar, sabe que o meu drinque favorito é o gim tônica com Hendrick’s, pepino e nada de açúcar; e entende que, quando me empolgo, nem precisa chamar duas vezes para dançar”, ressalta Tiago. “Ele cuida de mim e dos meus convidados com o maior carinho. É parte do Universal e um anjo bom quando estamos por lá”, enfatiza.
Questionado sobre de onde vem tamanha energia e habilidade com os clientes, Anselmo diz: “Acredito que herdei esse ar desinibido do meu pai. o nas mesas do restaurante e a interação simplesmente flui. Adoro arrancar sorrisos e tornar a experiência das pessoas prazerosa. Quando me pego acanhado, coloco uma música animada no som da casa e pronto: estou de volta à ativa”.
O que mais recompensa no ofício, segundo ele, é a troca afetuosa com os frequentadores. “Já ouvi de um cliente: ‘estava sozinho em casa, triste, quando decidi vir para cá tomar um drinque com você’. Isso é impagável”, emociona-se.
O RP trabalha de segunda a sábado, majoritariamente à noite. “Faço exceções quando os clientes pedem, principalmente para aniversários e noivados na hora do almoço”, pondera. Ter a presença dele em uma comemoração é elevar o nível da festa. “Brindes e gargalhadas são garantidos”, assegura.