body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vou ficar gripado? Entenda um dos maiores mitos da vacina da gripe

Médicos explicam por que a vacina contra a gripe não pode causar a doença, como muitas pessoas ainda acreditam

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de mulher preparando vacina. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher preparando vacina. Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) começou nessa segunda-feira (7/4) em todo o país. Uma das dúvidas mais frequentes que circulam nesse período do ano é se a vacina pode causar a doença.

Embora algumas pessoas afirmem que ficaram doentes logo após a vacinação, essa relação não existe. A vacina da gripe é composta por vírus inativados, portanto, não pode induzir o desenvolvimento da infecção.

Os “pedaços de vírus” usados ajudam o sistema imunológico a se desenvolver e identificar eventualmente o vírus influenza quando a pessoa entrar em contato com ele no dia a dia.

“O vírus é morto, fragmentado, lavado. O que se coloca na vacina são os fragmentos dele, sem nenhuma capacidade de multiplicação ou de causar doença. É inviável que isso aconteça”, afirma o pediatra Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Por que eu fico doente?

O influenza é um vírus sazonal, com maior circulação nas estações com temperaturas mais baixas. Por isso, idealmente, a vacinação deve ser feita logo no início do outono e antes do inverno. No entanto, muitas pessoas deixam para se vacinar em maio e junho, no meio da temporada do patógeno.

O que pode acontecer é: a pessoa tem contato com o vírus e toma a vacina dos dias seguintes, coincidindo com o intervalo entre o período de incubação do influenza e o início dos sintomas.

“Às vezes, a pessoa já pegou o vírus quando toma a vacina e o imunizante sequer tem tempo de fazer o efeito protetor. Ela acaba achando que a culpa foi do imunizante”, considera Kfouri.

Além disso, existe a confusão entre os diagnósticos. Nem tudo é gripe. “Muitas vezes a pessoa toma a vacina da gripe e pega outro vírus, ou um resfriado, amigdalite ou sinusite, e atribui à vacina que tomou”, aponta o vice-presidente da SBIm.

4 imagens
Os principais sintomas da gripe são dor no corpo, fadiga, febre, secreção, coriza, espiros e tosse. Os casos são limitados e, em dois ou três dias, o paciente não apresenta mais indícios da doença
A indicação é que pessoas gripadas bebam bastante líquido e descansem
O uso da máscara é importante em caso de infecções respiratórias
1 de 4

De acordo com infectologistas, a gripe é causada por vários vírus diferentes, mas os principais são os subtipos H1N1 e H3N2 do influenza

Getty Images
2 de 4

Os principais sintomas da gripe são dor no corpo, fadiga, febre, secreção, coriza, espiros e tosse. Os casos são limitados e, em dois ou três dias, o paciente não apresenta mais indícios da doença

Getty Images
3 de 4

A indicação é que pessoas gripadas bebam bastante líquido e descansem

Getty Images
4 de 4

O uso da máscara é importante em caso de infecções respiratórias

Getty Images

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e eventualmente pode causar uma forma de pneumonia grave e até levar à morte.

Crianças pequenas, idosos e pacientes imunossuprimidos são os que correm maior risco de evoluir para a forma grave da doença.

“A vacina é a única forma efetiva de evitar as formas graves e o óbito relacionados à infecção pelo vírus influenza. Outras medidas, como utilização de máscara e higiene de mãos, são importantes, mas devem ser feitas em conjunto com a vacinação”, explica o infectologista André Bon, do Exame Medicina Diagnóstica.

A vacina da gripe causa efeitos adversos?

Sim. Assim como outros imunizantes, a vacina da gripe pode causar efeitos adversos como febre, dor no local da injeção ou dor no corpo.

“Esses são efeitos adversos comuns a quase todas as vacinas e não significam que aquele imunizante está causando a doença. É apenas uma reação do corpo à vacinação”, explica Bon.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?