Só cinco casos na história: pelos nascem na gengiva de italiana
Distúrbio só havia sido identificado em homens e está relacionado a problemas hormonais
atualizado
Compartilhar notícia

Em um caso raríssimo, só registrado cinco vezes na história e pela primeira vez em mulheres, uma italiana de 25 anos começou a desenvolver pelos na gengiva. O caso aconteceu em 2009, mas só foi publicado na semana ada na revista especializada Cirurgia Oral, Medicina Oral, Patologia Oral e Radiologia Oral, em tradução livre.
A maioria dos casos registrados dá conta de apenas um pelo, mas, na jovem, foram identificados vários cabelos entre diferentes dentes – assim como no pescoço e no queixo. Segundo a publicação, os pelos são similares a cílios, castanhos, e foram removidos na primeira consulta. Um ano depois, ela retornou com ainda mais fios saindo da gengiva.
A mulher tem ovários policísticos e altos níveis de hormônios masculinos, o que pode começar a explicar a situação. Porém, os médicos especulam que o tecido da mucosa da boca da italiana pode ter se desenvolvido de maneira errada: as células são semelhantes às da pele e podem ter sido ativadas erroneamente. O caso continua em investigação.