body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PMMA: entenda o que é a substância que casal usou em pacientes em GO

Casal de influenciadores goiano é acusado de usar óleo de silicone e PMMA para fazer preenchimentos ilegais. 70 pacientes ficaram deformadas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Casal clínica polícia
1 de 1 Casal clínica polícia - Foto: Reprodução

O casal de influenciadores Paulo César Dias e Karine Gouveia, donos de uma clínica de estética em Goiânia, está sendo acusado de usar produtos proibidos em pacientes. Segundo a denúncia, estão sendo aplicados óleo de silicone e polimetilmetacrilato (PMMA) — o preenchedor é famoso e proibido para uso estético pela Anvisa.

O PMMA é uma substância plástica usada para fazer preenchimento. Porém, ao contrário do ácido hialurônico e do colágeno, o polimetilmetracrilato não é absorvido pelo corpo e pode ser atacado pelo sistema imunológico.

“Existem várias considerações negativas bem documentadas sobre o uso do PMMA. Ele pode causar a formação de nódulos, inflamações, infecções e comprometer o sistema vascular, tudo em resultados indesejados e irreversíveis. Também podem ocorrer complicações mais graves, como a insuficiência renal e até o óbito pelo uso do produto”, explicou a cirurgiã plástica Maria Roberta Martins, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SB) em entrevista anterior ao Metrópoles.

Depois de aplicado, o PMMA pode migrar dentro do corpo e atingir áreas importantes, como os nervos, por exemplo. Infecções e inflamações são comuns em pacientes que recebem o preenchedor — muitas, como no caso da clínica goiana, sequer foram informadas que o produto seria aplicado.

O PMMA é conhecido por causar deformações nas pacientes, necrose da pele, infecção renal, cegueira, embolia pulmonar, deterioração do sistema cardiovascular e até a morte, desencadeada por infecções graves. É difícil retirá-lo: além de não ser absorvido, ele gruda como cola em ossos e cartilagens, tornando quase impossível a remoção.

5 imagens
Casal teria provocado deformações em mais de 70 pacientes.
Polícia acusa casal de usar produtos proibidos em pacientes de clínica de estética
1 de 5

Reprodução
2 de 5

Casal teria provocado deformações em mais de 70 pacientes.

Reprodução
3 de 5

Reprodução
4 de 5

Reprodução
5 de 5

Polícia acusa casal de usar produtos proibidos em pacientes de clínica de estética

Reprodução

O óleo de silicone também é considerado perigoso, uma vez que o corpo não reconhece a substância e, para lidar com ela, cria nódulos e abcessos. O líquido pode migrar para outras partes do corpo, criando inflamações e infecções. Como o PMMA, pode levar à morte. A retirada também é complicada, pois o óleo se espalha e pode ser necessário retirar pele e músculos contaminados.

Segundo a denúncia, mais de 70 pacientes do casal goiano foram deformadas após o preenchimento. A Polícia Civil afirma que a clínica só tinha licença para realizar procedimentos minimamente invasivos, mas vinha fazendo intervenções arriscadas com uso de materiais e equipamentos inadequados.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?