body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Calma! Saiba quais são os melhores chás para lidar com a ansiedade

Em situações mais leves de ansiedade, as propriedades calmantes e naturais dos chás medicinais podem ajudar a amenizar o problema

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de mulher segurando xícara de chá - Metrópoles
1 de 1 Foto de mulher segurando xícara de chá - Metrópoles - Foto: Getty Images

Apreensão, aflição, medo e irritabilidade são alguns dos sintomas que a ansiedade pode gerar em pessoas com a condição. Em alguns casos, é importante procurar um médico para avaliar se é necessário usar medicação para controlar os sintomas. No entanto, em situações mais leves, o consumo de chás pode ajudar.

Eles são uma alternativa natural para combater a ansiedade e a insônia devido aos compostos bioativos que atuam no sistema nervoso central.

“O efeito dos chás costuma ser agudo. Algumas pessoas apresentam sensação de relaxamento logo no primeiro uso. Entretanto, é necessário investigar a causa do transtorno de ansiedade e insônia para uma conduta mais efetiva e individualizada”, alerta o nutricionista e professor de nutrição Leandro Rodrigues, da Universidade Católica de Brasília.

Chás mais indicados para combater a ansiedade

Chá de camomila

O chá de camomila contém propriedades calmantes e relaxantes, como flavonoides e terpenoides, que aliviam a ansiedade e reduzem os níveis de cortisol no organismo.

Chá de valeriana

O chá age no sistema nervoso central, aumentando a produção de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor que promove relaxamento e reduz a atividade cerebral excessiva, acalmando a mente, além de aumentar a paciência ao reduzir a irritabilidade e a ansiedade.

Chá de maracujá

Os flavonoides presentes no chá de maracujá diminuem os sintomas de estresse e ansiedade, pois atuam diretamente no sistema nervoso central, promovendo o relaxamento.

Mulher que sofre de dor de cabeça segurando a cabeça em casa
Sintomas da ansiedade podem atrapalhar situações comuns do dia a dia, mas em casos leves, podem ser suavizados com chás

Chá de mulungu

Os alcaloides, como eritravina, eritralina, eritrina, erisodina e erizotraminadina, presentes no chá de mulungu atuam no sistema nervoso central, modulando neurotransmissores como o GABA e auxiliando no efeito calmante da bebida.

Chá de erva-cidreira

A ação da bebida é parecida com a do chá de mulungu, porém o responsável pela modulação do GABA é o ácido rosmarínico, um composto fenólico que atua no sistema nervoso.

Contraindicações dos chás contra ansiedade

Apesar dos benefícios, é necessário ter cautela na hora de tomar os chás. Algumas ervas podem interagir com medicamentos e não são indicadas para gestantes e lactantes. “É importante ressaltar que os chás não substituem medicamentos e também devem ser evitados em casos de alergias aos componentes da planta”, explica a nutricionista Renata Andrade, do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

A profissional ainda destaca que, para aproveitar ao máximo as vantagens dos compostos bioativos presentes nas bebidas, o preparo correto é fundamental: a água deve estar quente, mas sem ferver, e a infusão deve durar entre cinco e dez minutos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?