Compartilhar notícia

A corrida ajuda a liberar endorfina, hormônio que é conhecido por minimizar o stress e aumentar o prazer. Esse esporte costuma ser a primeira opção de quem trava uma batalha contra o sedentarismo e, por isso, levanta muitas dúvidas entre os iniciantes.
As questões mais comuns são sobre os riscos e benefícios da corrida e, entre elas, está a dúvida sobre a distância ideal a ser percorrida. Várias pessoas se perguntam se correr 5 quilômetros diariamente é suficiente para sentir as vantagens da prática ou, por outro lado, se essa intensidade já submete o corpo a um estresse exagerado?
“Não existe uma distância pré-definida ideal ou prejudicial para a saúde. Algumas pessoas podem fazer 5km em 1 hora e outras mais condicionadas podem fazer a mesma distância em um tempo bem menor. O que diferencia é o nível de condicionamento físico e o objetivo de cada um”, afirma a médica Daniela Agostinho, professora da unidade de cardiologia do exercício do Hospital Sírio-Libanês
A médica sugere que as pessoas façam ao menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou ainda 75 minutos de atividade mais intensa. “O tempo pode ser dividido durante os dias da semana conforme a disponibilidade de cada um, sendo que a intensidade da corrida vai variar de acordo com as condições físicas de cada pessoa”, aponta Daniela.
Quando vale a pena aumentar a distância?
“Isso é individual. Depende do objetivo ou tipo de prova. A partir do momento que uma pessoa se sente confortável naquela distância e intensidade pode colocar outras metas para seus treinos”, alegou.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Leia mais informações sobre o assunto no site SportLife, parceiro do Metrópoles.